Educação: Conferência Intermunicipal tem início nesta 4ª

11/08/2009 - 09:50

Uma oportunidade para que a sociedade participe da elaboração do Plano Nacional da Educação. Esta é a proposta da Conferência Intermunicipal de Educação de Campinas, que acontece nos dias 12 e 13 de agosto no Ginásio da Unicamp. Organizado pelo Conselho Municipal, que reúne representantes de 14 entidades e tem como presidente o secretário municipal de Educação, José Tadeu Jorge, o evento reunirá pelo menos 66 municípios de um total de 90 que compõem a região administrativa de Campinas.

São esperadas cerca de 2,6 mil representantes do ensino público e privado, de todas as modalidades educacionais, que vão desde a educação infantil até a pós-graduação. Devem participar gestores, professores, monitores, funcionários das escolas, pais, além de movimentos sociais ligados à educação.

O tema da Conferência Intermunicipal é: “Construindo o Sistema Nacional Articulado de Educação: O Plano Nacional de Educação, Diretrizes e Estratégias de Ação”, que será discutido a partir de um Documento Referência e dividido em seis sub-temas chamados de eixos.

Na conclusão do evento, será criado um relatório final a ser apresentado na Conferência Estadual, que será realizada em novembro, ainda sem data e local definido. Em 2010 acontecerá a Conferência Nacional de Educação (CONAE 2010), quando será definida a construção do novo Plano Nacional de Educação, previsto para entrar em vigor em 2011 até 2020.

“A Conferência Intermunicipal é inédita, assim como a oportunidade de vários segmentos da sociedade participarem da elaboração do Plano Nacional da Educação”, afirmou o coordenador da comissão organizadora do evento, Antônio Sertorio.

Confira a programação da Conferência Intermunicipal de Educação de Campinas:

Dia 12 de agosto

14h – Credenciamento
18h – Abertura Oficial do Evento
19h – Conferência de Abertura - Profª Iara Bernardi (REMEC-SP)
20h - Aprovação do Regimento Interno
21h – Coquetel / Encerramento das Atividades do dia

Dia 13 de Agosto

8h – Café
8h30 – Colóquios dos Eixos Temáticos
10h – Debate e Elaboração de Propostas por Eixo Temático
12h - Almoço
13h – Eleição dos Delegados da Conferência Intermunicipal de Campinas à Conferência Estadual de Educação.
13h40- Atividade cultural- Jazz Band
14h – Plenária Geral de apresentação e aprovação das propostas;
19h – Encerramento

EIXO I- Papel do Estado na Garantia do Direito à Educação de Qualidade: Organização e Regulação da Educação Nacional

Prof. José Roberto Cabrera
Profª Nora Krawcszyk