Semana Hércules Florence tem início nesta 6ª

07/08/2009 - 18:44

A abertura oficial da 3ª Semana Hércules Florence, que homenageia o inventor da fotografia, acontece nesta sexta-feira, dia 14, às 19 h, no Plenário da Câmara Municipal. O evento conta com o apoio da Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.

No mesmo dia acontece a abertura oficial do III Seminário Imagem e Atualidade e o lançamento do livro "Imagens do Sagrado", de Fernando Tacca.

Hércules Florence nasceu na França, mas foi radicado em Campinas no século 19. Florence é pouco conhecido pela população da cidade, mas foi em Campinas, através de suas mãos, que nasceu a fotografia.

Com o objetivo de resgatar seu nome e importância histórica, a Câmara Municipal de Campinas criou em 2007 a Semana Hércules Florence com uma vasta programação, que inclue palestras, exposições, debates e ainda um concurso de fotografia.

Concurso

A programação da Semana Hércules Florence realiza um concurso de fotografia aberto para todos que queiram participar. Os amantes da fotografia ou ainda aqueles que adoram registrar diversas situações, seja com uma câmera ou até mesmo com o celular, poderão mandar suas fotos para o concurso “Reflexos da Realidade”.

Para participar, basta inscrever no site www.seminarioimgemeatualidade.com.br. Cada participante pode inscrever até três fotos a partir do tamanho 1024x768 pixels. O registro pode ser feito com celulares, máquinas digitais, analógicas ou por qualquer outro aparelho que capture imagens. As fotos podem ser envidas até o dia 23 de agosto.

Os vencedores terão suas fotos divulgadas no portal da Prefeitura, no site do evento e no jornal da PUC-Campinas.

O primeiro e segundo lugar receberão como prêmio uma máquina fotográfica e ainda edições da Revista Fotografe Melhor por um período de um ano. O terceiro lugar leva um case profissional e mais um ano da Revista Fotografe Melhor. O quarto, quinto e sexto colocados receberão uma coleção da revista Terra da Gente.

Programação:

14/8 (sexta-feira)

19h - Abertura Solene da III Semana Hércules Florence, do III Seminário Imagem e Atualidade e Lançamento do Livro "Imagens do Sagrado", de Fernando Tacca.
Local: Plenário da Câmara Municipal

15/8 (sábado)

20h - Orquestra Sinfônica de Campinas
Local: Centro de Convivência Cultural

16/8 (domingo)

8h - 9ª Caminhada Fotográfica "Os Caminhos de Hercules Florence"
Caminhada histórica onde serão visitados os pontos históricos da cidade ligados a Hercules Florence.

11h - Orquestra Sinfônica de Campinas
Local: Centro de Convivência Cultural

18/8 (terça-feira)

9h - Mesa Redonda: Natureza em Foco