Ciretran define passos para vistoria de escolares

08/08/2009 - 18:40

Após avaliação que apontou que, neste segundo semestre de 2009,  528 dos 1.200 transportadores de escolares apresentavam pendência/distorções na documentação dos veículos em relação à capacidade do número de escolares transportados, fato que impedia a vistoria semestral desses veículos e, por consequência, a prestação do serviço a partir de agosto, a 7ª Circunscrição Regional de Trânsito comunicou à Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (EMDEC) três determinações na semana passada.

Como as pendências são diferenciadas, as orientações foram específicas para cada tipo. Para cerca de 310 escolares, cujo as informações sobre a capacidade dos veículos estavam em branco no Banco de Dados da Ciretran -ou seja, a capacidade do veículo não estava referendada nos computadores-, a EMDEC deverá levar em conta a capacidade máxima de passageiros escolares constante no Certificado de Registro de Veículos, desde que não conste no campo de observações “modificado – capacidade/tipo/cor – Resolução 25/98”. Se não existir a observação, a documentação deve ser aceita automaticamente para fins de autorização para a vistoria semestral.

Se a modificação da capacidade for citada no campo de observações do documento do veículo, o transportador deverá apresentar novo documento com emissão recente (junho ou julho de 2009).

Já 202 transportadores, que tinham a capacidade do veículo superior ou inferior à referendada nos sistemas da Ciretran, poderão fazer a vistoria desde que façam a adaptação da capacidade de fábrica e apresentem a transferência da capacidade no documento do veículo (CRV atual).

Dos 528, ainda restam 16 transportadores que apresentaram veículos de carga que passaram por adaptações (eram, originalmente, furgões, e foram modificados para o transporte de passageiros).

Neste caso, esses transportadores não receberão autorização para a vistoria, pois não serão aceitos veículos modificados, cuja a plataforma utilizada tenha sido originalmente fabricada para veículo de carga.  A única possibilidade desses transportadores atuarem, neste segundo semestre de 2009, será com a apresentação de um novo veículo.

56% já foram vistoriados

De acordo com a EMDEC, 672 veículos do serviço escolar, o que representa 56% da frota, já realizaram a vistoria para o segundo semestre de 2009. Deste total, 561 foram aprovados. Já 85 apresentaram pequenos problemas e deverão passar por uma nova vistoria para que seja verificada a correção dos defeitos.

Ainda segundo a EMDEC, os novos procedimentos são resultados de diálogos entre o prefeito de Campinas Hélio de Oliveira Santos, o secretário de Transportes Gerson Luis Bittencourt e o delegado da Ciretran Ailton Antonio Prado Pinheiro para buscar uma solução para esses transportadores. Na quarta-feira passada, dia 5, foi realizada uma reunião; e já a partir do dia 6 (quinta-feira), os novos procedimentos passaram a valer e a vistoria pode ser retomada nesses casos.

Crédito: