Rede municipal se destaca no ranking

11/08/2009 - 18:23

A rede municipal de ensino de Campinas ocupa o segundo e o terceiro lugar no Índice de Desenvolvimento da Educação, respectivamente nos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano) e anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano), entre as 14 cidades com mais de 1 milhão de habitantes do Brasil.

Já entre as 50 cidades com mais de 400 mil habitantes, a rede municipal de Campinas ocupa a 12ª e a 15ª colocações, respectivamente nos anos iniciais e anos finais do ensino fundamental. Em 2007, quando a Secretaria Municipal de Educação participou pela primeira vez do Ideb, a rede de ensino alcançou 4,7 pontos nos anos iniciais, e 4,1 pontos nos anos finais.

Para 2009, a meta da rede municipal de ensino do município é alcançar 5,1 pontos nos anos iniciais e 4,3 nos anos finais, já que o Ideb é atualizado a cada dois anos. Até 2021, a meta para Campinas e todo o Brasil é chegar a 6 pontos em todo o ensino fundamental.

Índice

O Ideb foi criado pelo Instituto Nacional de Estudos e de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em 2007, como parte do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). Ele é calculado com base na taxa de rendimento escolar (aprovação e evasão) e no desempenho dos alunos na Prova Brasil. Ou seja, quanto maior for a nota da instituição no teste e quanto menos repetências e desistências ela registrar, melhor será a sua classificação, numa escala de zero a dez.

Outros índices

Os indicadores da educação apontam também que a rede municipal de ensino de Campinas está na terceira colocação entre as 14 cidades com mais de 1 milhão de habitantes, com um índice de 1,5% de analfabetismo entre alunos de 10 a 15 anos (dado de 2008). Entre os 50 maiores municípios, com população acima de 400 mil habitantes, Campinas fica em 15º lugar.

Já o índice de analfabetismo em pessoas de 15 anos ou mais é de 5%, o que coloca a rede municipal de Campinas nos 7º e 17º lugares no ranking das 14 e 50 maiores cidades, respectivamente. O dado também é de 2008.

A aprovação no ensino fundamental é de 88,1%, colocando a rede municipal em 5º lugar no ranking das 14 maiores cidade com mais de 1 milhão de habitantes e em 17º lugar no ranking das 50 maiores cidades com mais de 400 mil habitantes.

Campinas também se destaca pelos investimentos na formação dos educadores, e alcança o índice de 94,5% de professores da educação infantil com ensino superior completo. Já entre os professores do ensino fundamental, o índice dos profissionais com o terceiro grau completo alcança 96,3%.

A SME também investe na formação continuada, com cursos freqüentes de capacitação e atualização e pós-graduação que são oferecidos em parceria com instituições como a Unicamp.

Crédito: