Alunos de Emefs participam de torneio de xadrez

03/12/2009 - 10:44

Marisa de Oliveira

Cerca de 100 alunos das escolas municipais de ensino fundamental Clotilde Barraquet Von Zuben, Padre Domingos Zatti, Padre Avelino Canazza, Leonor Savi Chaib, Presidente Floriano Peixoto e Oziel Alves Pereira, vão participar do II Torneio “Ensinando com o jogo de xadrez” nesta sexta-feira, dia 4 de novembro.

A atividade tem o objetivo de oferecer treinamento técnico, integração e socialização entre a comunidade e os enxadristas das escolas municipais. O torneio será dividido nas categorias masculino e feminino e, ainda, em agrupamentos por idade: sub 8, sub 10, sub 12, sub 14 e sub 16.

No total, 17 professores, que passaram pelo curso de formação “Ensinando com o Jogo de Xadrez”, do CEFORTEPE, vão participar do torneio. Cada um deverá levar uma turma de alunos com a qual realizou o trabalho de xadrez. Quatro destes professores serão os árbitros.

Este é o segundo ano em que o torneio acontece e, de acordo com a professora coordenadora do curso, Maria do Carmo Ferreira Gonçalves, os professores serão avaliados dentro da atividade. “Com o torneio, além de proporcionar grande interação com os alunos, podemos avaliar os professores que fizeram o curso de 80 horas, e analisar como aplicaram o que aprenderam nas suas escolas”, disse.

A professora explica ainda que as aulas de xadrez têm apresentando retorno positivo a professores, pais e alunos. “Percebemos que os alunos controlam a agressividade, desenvolvem potencial na Matemática, estimulam a memória e passam a perceber melhor como sair de situações diferentes porque trabalha o raciocínio individual. Os pais também aprovam o trabalho, acompanham e incentivam os campeonatos”, explica.

O torneio acontece a partir das 9h, na sede do CEFORTEPE, à Rua Doutor Alves dos Santos, nº 860, no Jardim das Paineiras e tem duração de cinco a seis horas.