Matrículas no fundamental e educação infantil iniciam na 3ª

30/11/2009 - 16:46

Doni Vieira

A Secretaria Municipal de Educação começa a receber nesta terça-feira, dia 1º de dezembro, a matrícula dos ingressantes nas áreas de ensino fundamental e educação infantil. O mesmo ocorrerá com relação às unidades da rede estadual de ensino, que também inicia o recebimento nesta data.

Para efetivar a matrícula no ensino fundamental, os pais ou o responsável deverão comparecer até a escola que fez o cadastro e apresentar original e cópia da Certidão de Nascimento do aluno, além de original e cópia do RG, se a criança tiver. O comprovante de endereço e o Número de Identificação Social (NIS), quando houver, também são necessários.

No próximo ano letivo, 9.334 crianças devem ingressar nos anos iniciais na rede pública de Campinas. A previsão é que 1.998 estudem em escolas municipais, o que representa 21,41% do total e 7.336 nas escolas estaduais (78,59% do total de ingressantes).

Educação infantil

Assim como no ensino fundamental, na educação infantil as matrículas serão feitas a partir do dia 1º de dezembro. Para isso, os pais ou responsáveis pelas crianças estão recebendo cartas com informações sobre como e em que escola efetuar a matrícula, além das datas em que o responsável deve comparecer à unidade escolar.

Conforme as informações contidas na carta, os pais ou responsáveis têm 10 dias úteis para efetivar a matrícula. O não comparecimento na escola no período indicado implica no cancelamento do cadastro e abertura da vaga para outra criança, conforme a posição na lista de espera segundo os critérios sociais estabelecidos pela Secretaria Municipal de Ensino.

Para efetuar a matrícula, os pais ou responsáveis devem comparecer à escola em que a crianças frequentará com xerox da carteira de vacina, xerox da certidão de nascimento e xerox do comprovante de endereço.

Na educação infantil, a previsão da Secretaria Municipal de Educação é que sejam feitas mais de 8 mil matrículas de crianças ingressantes na rede municipal de ensino para o ano letivo de 2010. Por agrupamento, o número de ingressantes, até o dia 24 de novembro, é: 2.615 no Agrupamento I- crianças de quarto meses a 16 meses; 1.794 no Agrupamento II- crianças entre 17 meses a 2 anos e 11 meses; 3.768 no Agrupamento III- crianças entre 3 anos e 5 anos e 11 meses.