Logotipo da Prefeitura Municipal de Campinas
 

Notícias

Seminário discute avaliações na rede pública


26/11/2009 - 10:10




Ingrid Vogl


A Prova Brasil, o Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp) e a Prova Campinas serão discutidas e analisadas durante o seminário “Avaliações de Desempenho: Concepções e Implicações” , que acontece das 9h às 17h nesta sexta-feira, dia 27 de novembro, no auditório 3 do Centro de Convenções da Unicamp.


Durante todo o dia, representantes do Ministério da Educação, da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo e da Secretaria Municipal de Educação (SME), discutirão as características de cada uma das avaliações, e como esses exames contribuem para a melhoria da qualidade educacional do ensino público. O uso de questões de múltipla escolha e de questões dissertativas também será analisado pelos debatedores.


Educadores em geral, como professores e gestores da rede pública da região de Campinas, além de representantes da Câmara Temática de Educação da Região Metropolitana de Campinas (RMC) devem participar dos debates.


“O seminário é inédito, e nosso objetivo é analisar e discutir as características de cada avaliação e como elas contribuem para que as escolas melhorem seus resultados. Assim, estamos também aprofundando o debate de avaliações que são aplicadas em larga escala”, explicou a coordenadora de Avaliação Institucional da SME, Eliana da Silva Souza.


A abertura do evento terá a participação do secretário municipal de Educação, José Tadeu Jorge e do diretor do Departamento Pedagógico da SME, Márcio Rogério Silveira de Andrade. O seminário é uma realização da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação.

 

Confira a programação do seminário “Avaliações de Desempenho: Concepções e Implicações”:


Abertura


José Tadeu Jorge – Secretário Municipal de Educação Campinas


Márcio Rogério Silveira de Andrade – Diretor Departamento Pedagógico

 

Mesa 1


9h às 11h30


Objetivo: Caracterizar os diferentes modelos avaliativos (PROVA BRASIL, SARESP e PROVA CAMPINAS) e evidenciar como os dados oferecidos podem ser assimilados pela escola para a melhoria de qualidade educacional que ela propõe-se a oferecer.


Prof. Dr. Luiza Massae Uema


Coordenadora Geral do Sistema Nacional de Avaliação de Educação Básica - INEP/MEC


Profa. Dra. Maria Inês Fini


Assessora de Currículo e Avaliação da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo


Prof. Dr. Antonio Miguel e Profa. Dra. Eliana da Silva Souza


Assessor da Prova Campinas da SME e assessora de Avaliação Institucional da Secretaria Municipal e de Educação de Campinas

 

Mesa 2


14h às 16h30


Objetivo: Analisar as implicações do uso de questões objetivas de múltipla escolha ou questões dissertativas nas avaliações externas.


Prof. Dr. Leandro Tessler


Coordenador de Relações Institucionais e Internacionais - UNICAMP


João Luiz Horta Neto


Pesquisador-Tecnologista em Informações e Avaliações Educacionais -INEP