Musical de alunos de escolas municipais será apresentado até dia 19

17/11/2009 - 11:59

Ingrid Vogl

“O quarto dos sonhos: uma curiosa aventura!” continua a ser apresentado até quinta-feira, dia 19 de novembro, no auditório do Culto à Ciência. A história do menino que vive uma fantástica aventura por várias regiões do Brasil de dentro de seu quarto encantou quem esteve na noite de estréia no auditório. O musical pode ser visto gratuitamente pela população.

Para contar essa história em cerca de 1h30, 1,6 mil alunos de 23 Escolas Municiais de Ensino Fundamental (Emefs) se revezam até o dia 19 e apresentam números de dança, música, artes, artes plásticas e capoeira. A apresentação acontece a partir das 19h.

O espetáculo é resultado da II Mostra de Arte-Educação, que pretende socializar as experiências das escolas por meio das atividades desenvolvidas durante todo do ano pelo Programa Arte e Movimento, que reúne mais de 40 ações oferecidas nas áreas de dança, música, teatro, artes visuais e outras linguagens em arte e educação física. As atividades são desenvolvidas no contraturno da sala de aula com o objetivo de potencializar a qualidade de ensino e de vida do aluno, dando acesso às expressões artísticas e promovendo a formação cultural e o desenvolvimento sensitivo.

As aulas são comandadas por oficineiros contratados pela Secretaria Municipal de Educação e acontecem uma vez por semana, desenvolvidas de acordo com a faixa etária dos alunos. O programa também contribui com o resgate da cidadania, a recuperação da autoestima, o desenvolvimento do raciocínio, da criatividade, da coordenação motora, do equilíbrio e da socialização. Atualmente, mais de 5 mil alunos da rede municipal participam de atividades do Arte e Movimento.

Para definir o tema do musical, oficineiros que participam do Arte e Movimento discutiram sobre o assunto e optaram por mostrar no espetáculo o trabalho que é desenvolvido com os alunos nas aulas do programa que acontecem na escola. “A história foi montada a partir da experiência e da vivência das crianças e adolescentes durante as oficinas”, explicou a diretora artística do musical, Cláudia Chinellato Massoco. Amilton Luis Fim Lima é o coordenador artístico e Ítala Matiuzzo foi responsável pela concepção e roteiro. O musical ainda tem a participação da Fanfarra Municipal e da Orquestra Jovem.

Serviço: os interessados em assistir o musical “O quarto dos sonhos: uma curiosa aventura!” devem retirar os convites gratuitamente no Centro de Formação, Tecnologia e Pesquisa Educacinal (Cefortepe), que fica na Rua Dr. João Alves dos Santos, 860, Jd. Das Paineiras). Telefones: (19) 3259 1495/ 1496.