Musical terá participação de 1,6 mil alunos da rede

12/11/2009 - 14:59

Ingrid Vogl

Entre os dias 16 e 19 de novembro, pais, familiares, comunidades escolares e toda a população campineira terão a oportunidade de assistir ao musical “O quarto dos sonhos: uma curiosa aventura!”, que será encenado por 1,6 mil alunos de 23 Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs).

O musical, que reúne dança, música, artes, artes plásticas e capoeira – atividades desenvolvidas nas escolas por meio do programa Arte e Movimento - será apresentado gratuitamente no auditório do colégio Culto à Ciência (Rua Delfino Cintra, sem número, Botafogo), às 19h nos dias 16, 17, 18 e 19 de novembro. Com duração de cerca de 1h30, em cada dia de espetáculo, 400 crianças irão se apresentar para contar a história de Rafael, um garoto que, de dentro de seu quarto, vive uma grande aventura pelas diferenças culturais e de estilos de vida do Brasil.

Para definir o tema do musical, oficineiros que participam do Arte e Movimento discutiram sobre o assunto e optaram por mostrar no espetáculo o trabalho que é desenvolvido com os alunos nas aulas do programa que acontecem na escola. “A história foi montada a partir da experiência e da vivência das crianças e adolescentes durante as oficinas”, explicou a diretora artística do musical, Cláudia Chinellato Massoco. Amilton Luis Fim Lima é o coordenador artístico e Ítala Matiuzzo foi responsável pela concepção e roteiro. O musical ainda terá a participação da Fanfarra Municipal e da Orquestra Jovem.

Mostra

O espetáculo é resultado da II Mostra de Arte-Educação, que pretende socializar as experiências das escolas por meio das atividades desenvolvidas durante todo do ano pelo Programa Arte e Movimento, que reúne mais de 40 ações oferecidas nas áreas de dança, música, teatro, artes visuais e outras linguagens em arte e educação física. As atividades são desenvolvidas no contraturno da sala de aula com o objetivo de potencializar a qualidade de ensino e de vida do aluno dando acesso às expressões artísticas e promovendo a formação cultural e o desenvolvimento sensitivo.

As aulas são comandadas por oficineiros contratados pela Secretaria Municipal de Educação e acontecem uma vez por semana, desenvolvidas de acordo com a faixa etária dos alunos. O programa também contribui com o resgate da cidadania, a recuperação da auto-estima, o desenvolvimento do raciocínio, da criatividade, da coordenação motora, do equilíbrio e da socialização. Atualmente, mais de 5 mil alunos da rede municipal participam de atividades do Arte e Movimento.

Integração

Para potencializar o programa Arte e Movimento, que existe desde 2007 na rede municipal de ensino, a SME aderiu ao programa do governo federal Mais Educação, que a partir de 2010 irá integrar as ações desenvolvidas em horários complementares aos de sala de aula dos alunos. O programa federal prevê repasses para investimentos em equipamentos para a melhoria das condições do desenvolvimento de projetos nas unidades escolares.

“O Mais Educação vem complementar o Arte e Movimento, que visa ampliar o tempo do aluno na escola e reforçar a formação integral da criança e adolescente”, disse a coordenadora dos dois projetos, Neiva Toledo.

Serviço: os interessados em assistir o musical “O quarto dos sonhos: uma curiosa aventura!” devem retirar os convites gratuitamente no Centro de Formação, Tecnologia e Pesquisa Educacinal (Cefortepe), que fica na Rua Dr. João Alves dos Santos, 860, Jd. Das Paineiras). Telefones: (19) 3259 1495/ 1496.