Educação lança livro sobre experiências do EJA

23/10/2009 - 11:04

Ingrid Vogl

Socializar e replicar trabalhos e experiências vivenciadas em salas de aula com alunos do programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Dessa forma, o livro “Cultura e Sujeitos na Educação de Jovens e Adultos” pretende divulgar trabalhos de professores e pesquisadores com alunos a partir dos 16 anos, que não tiveram a oportunidade de frequentar o ensino fundamental regular, e que agora voltam às salas de aula para concluir o ensino fundamental e o médio.

Todas essas práticas positivas dos educadores da rede municipal ligados ao EJA estão na publicação que será lançada no dia 28 de outubro, às 19h no auditório do Centro de Educação Profissional de Campinas "Prefeito Antonio da Costa Santos" (Ceprocamp). Durante o evento, a professora Sonia Jubilei abordará o tema "Cultura e Sujeitos na Educação de Jovens e Adultos", com foco no perfil dos alunos do EJA em Campinas e de como o ensino pode ser trabalhado com esses estudantes.

Trabalho e resultado

O livro é resultado de um longo processo pedagógico que teve início em 2005, com o curso de formação continuada “Cultura e Sujeitos na Educação de Jovens e Adultos”, oferecido pela Secretaria Municipal de Educação (SME) com apoio do Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Educação (FNDE).

O curso teve 350 participantes entre professores e gestores ligados ao EJA, e carga horária de 180 horas. Conforme o coordenador pedagógico do curso, Celso Luiz Falaschi, todo o conteúdo da formação foi permeado pela transmissão de conhecimentos específicos sobre a educação de jovens e adultos, com a preocupação de respeitar a cultura e o perfil dos alunos que frequentam o EJA em Campinas. Intercâmbio de experiências também integraram as atividades do curso.

O resultado é a reunião de artigos publicados no livro e divididos em duas partes. A primeira é composta por oito artigos com reflexões teóricas, e a segunda possui sete experiências que compõem a parte pedagógica. “Com este livro, resultado de um trabalho inédito na rede municipal, damos voz aos autores e atores do EJA”, diz a educadora e uma das coordenadoras gerais do curso, Sueli Aparecida Gonçalves.

Segundo Sueli Gonçalves, o livro será distribuído nas escolas municipais, bibliotecas públicas e universidades. “A idéia é que a publicação seja amplamente socializada e divulgada, e que outros educadores possam usar as experiências relatadas na publicação em sala de aula”, conclui.

Atualmente na rede municipal de ensino, o programa de Educação de Jovens e Adultos destinado aos anos iniciais, o chamado EJA I, é coordenado pela Fundação Municipal para Educação Comunitária (Fumec), e possui cerca de 4,5 mil alunos e mais de 250 professores em salas de aula espalhadas por toda a cidade.

Já o EJA II é equivalente aos anos finais do ensino fundamental e coordenado pela Secretaria Municipal de Educação. Hoje são 3,5 mil alunos atendidos e cerca de 320 professores nas escolas municipais de Campinas.

Serviço: O lançamento do livro "Cultura e Sujeitos na Educação de Jovens e Adultos" é aberta a alunos, professores e gestores do EJA e comunidade em geral, e ocorre no dia 28 de outubro, às 19h no Ceprocamp (Praça Marechal Floriano Peixoto, sem número, Centro"). Confira a programação do lançamento do livro "Cultura e Sujeitos na Educação de Jovens e Adultos":

19h00 - 19h30
Abertura oficial com a presença de autoridades municipais

19h30 - 19h45
Entrega solene do livro para as autoridades presentes na mesa; professores autores e professores ministrantes do curso;

19h50 - 20h50
Palestra com o tema: “Cultura e Sujeitos na Educação de Jovens e Adultos"
Palestrantes: professores Sonia Jubilei e Celso Falaschi

21h00 - 22h00