Logotipo da Prefeitura Municipal de Campinas
 

Notícias

EGDS encerra curso de “Inteligência Artificial - Aprendizado de Máquina”


05/12/2018 - 16:49




A Escola de Governo e Desenvolvimento do Servidor (EGDS), órgão ligado à Secretaria de Recursos Humanos da Prefeitura de Campinas, concluiu nesta quarta-feira, dia 5 de dezembro, no Teatro IMA Cultural, o curso “Inteligência Artificial - Aprendizado de Máquina”. Com duração total de 24 horas, distribuídas em quatro encontros, o curso reuniu cerca de 85 servidores.
 
 
O objetivo do curso foi introduzir aos servidores os conceitos de Inteligência Artificial (IA), apresentando as principais ferramentas, com a finalidade de expandir a utilização destes conceitos na Administração Municipal.
 
 
Durante os encontros, os professores Leandro Telles Salgueiro Barboni e Rodolfo Ribeiro abordaram os seguintes temas: regressão linear, redes neurais, engenharia de features, árvores de decisão, entre outros.
 
 
Segundo o professor e diretor técnico da IMA, Leandro Barboni, a inteligência artificial tem muitas aplicações práticas, inclusive no setor público. “Todos nós estamos cercados de tecnologias que possuem algum tipo de inteligência artificial todos os dias, como o e-mail e o celular, por exemplo.”
 
 
Barboni ressaltou que o curso coloca a administração municipal de Campinas dentro da realidade em que a tecnologia auxilia o cidadão. “Nossa expectativa é que a partir de agora os servidores que participaram do curso estejam capacitados a identificar problemas que podem ser resolvidos com inteligência artificial e com o apoio da equipe técnica da IMA”, avaliou.
 
 
O aluno José Fernando Bortolotto, funcionário da Secretaria de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos, considerou o curso interessante e aplicável no dia a dia do trabalho. “As técnicas, a apresentação e o modo como foram passados os conteúdos teve uma forma muito didática. Gostei muito do curso e estou interessado em usufruir dessa tecnologia”, afirmou.
 
 
O aluno André Brescancini de Vito, funcionário do Departamento de Informatização, conta que o curso trouxe para os alunos a visão de que a inteligência artificial não é algo distante. “Podemos utilizar estes conhecimentos para o engrandecimento pessoal e profissional, usando no ambiente público, seja na Prefeitura, na IMA, ou em qualquer área do governo no município”, disse. 

Clique aqui para acessar as imagens desta matéria em alta resolução

Crédito:

Foto: Curso, encerrado ontem no Teatro IMA Cultural, reuniu 85 servidores e teve quatro encontros

Curso, encerrado ontem no Teatro IMA Cultural, reuniu 85 servidores e teve quatro encontros