Logotipo da Prefeitura Municipal de Campinas
 

Notícias

Ação do Centro de Referência LGBT marca Dia Mundial de Combate à Aids


03/12/2018 - 16:43




No Dia Mundial de Combate à Aids, o Centro de Referência LGBT realizou uma ação na Praça Rui Barbosa com o objetivo de combater o preconceito contra pessoas que vivem com HIV/Aids e também incentivar a população a se testar para a doença. Comemorado no dia 1° de dezembro de cada ano, o dia serve de alerta para a prevenção e também discussão do tema. Em Campinas, a ação foi realizada no último sábado, em parceria com a Associação da Parada e Apoio LGBT e a OSCIP Terra das Andorinhas.
 
 
Durante o dia, a equipe do Centro de Referência realizou testes rápidos para detecção da contaminação pelo vírus HIV, distribuiu folhetos e deu orientações, conversou com os passantes e tirou dúvidas. Além disso, houve atrações culturais, como apresentação de drag queens e grupos de dança.
 
 
Segundo a coordenadora do Centro de Referência LGBT de Campinas, Valdirene Santos, é necessário entender a importância do Dia Mundial de Combate à Aids e desconstruir o preconceito. “Ações como esta levam informações às pessoas que estão andando pelo centro da cidade e que, muitas vezes, não acessam os serviços e não entendem a necessidade da prevenção”, explica.
 
 
 
O Dia Mundial de Combate à Aids é uma data instituída em 1987 pela Assembleia Mundial de Saúde, da Organização das Nações Unidas (ONU), para conscientizar a população sobre a necessidade de prevenção da doença. A data é celebrada no Brasil desde 1988.
 
 
O Centro de Referência LGBT é vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos.

Clique aqui para acessar as imagens desta matéria em alta resolução

Crédito: Divulgação

Foto: Além de informação, público acompanhou shows de drag queens | Crédito: Divulgação

Além de informação, público acompanhou shows de drag queens

Crédito: Divulgação

Foto: Prevenção e preconceito foram discutidos com a população | Crédito: Divulgação

Prevenção e preconceito foram discutidos com a população

Crédito: Divulgação

Foto: Dia de Combate é celebrado mundialmente em 1º de dezembro | Crédito: Divulgação

Dia de Combate é celebrado mundialmente em 1º de dezembro