Trabalhos da rede municipal são expostos no Fórum Estudantil de Pesquisa

06/11/2018 - 13:35

Os trabalhos de pesquisa de 2,4 mil alunos do Ensino Fundamental da Rede Municipal serão apresentados ao público nesta quarta-feira, dia 7 de novembro, durante o 4 º Fórum Estudantil de Pesquisa. A parceria da Secretaria Municipal de Educação com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) leva ao público o resultado de um ano letivo de trabalho de pesquisa de professores e alunos nas escolas municipais. O evento será realizado das 8h às 17h na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB - Rua Rachid Elias Záchia, 181, Jardim das Paineiras) e é gratuito.

Os docentes e seus alunos estarão à disposição do público para apresentar e debater as etapas desenvolvidas em cada trabalho, a partir de temáticas relacionadas a problemas encontrados na sociedade, e os resultados obtidos. São projetos que envolvem todas as áreas do conhecimento.

Neste ano, o colégio Culto à Ciência (que é estadual) foi convidado a participar do evento, porque a escola incluiu a matéria Iniciação Científica no curriculum. “Os alunos que estão deixando o ensino fundamental este ano devem escolher uma escola estadual e o Culto à Ciência pode ser uma opção para quem quer ir para a área de pesquisa”, justifica a professora da Secretaria de Educação de Campinas e organizadora do projeto Ana Lucia Picoli.

Os trabalhos de pesquisa, segundo a organizadora, preparam o aluno para a vida universitária e mudam a forma do relacionamento entre aluno e professor. “Há uma interação entre os estudantes e seus docentes, que, durante o trabalho de pesquisa, atuam muito mais como parceiros do que no papel tradicional de aluno e professor”, esclarece Ana Lucia.

São 127 professores do ensino fundamental que estão envolvidos no Programa Pesquisa e Conhecimento na Escola (Pesco). Eles fazem um curso para transmitir aos alunos o conhecimento sobre a pesquisa científica e o resultado desta interação nas escolas é apresentado no final do ano durante o Fórum. A Secretaria de Educação de Campinas tem 28 escolas de ensino fundamental (de 1ª a 9ª série).

Pesco

O Programa Pesquisa e Conhecimento na Escola (Pesco) foi criado para apoiar o trabalho dos professores da rede municipal de educação no desenvolvimento da postura investigativa dos alunos para pesquisa e discussão dos temas pertinentes às suas realidades locais.

O programa surgiu por meio de um convênio de cooperação entre a Prefeitura de Campinas e a Embrapa Monitoramento por Satélite para o desenvolvimento do Atlas da RMC.

4º Fórum Estudantil de Pesquisa

Data: 7 de novembro, quarta-feira

Horário: das 8h às 17h

Local: Associação Atlética Banco do Brasil (AABB - Rua Rachid Elias Záchia, 181, Jardim das Paineiras)