Campinas ganha Feira do Produtor Rural ao lado do Terminal Rodoviário

09/10/2018 - 18:42

Foi lançada em Campinas na tarde desta terça-feira, 9 de outubro, a Feira do Produtor Rural. Valorizando a agricultura familiar e oferecendo à população uma boa opção para comprar produtos de qualidade direto dos pequenos produtores rurais da cidade, a feira será realizada todas as terças-feiras, das 16h às 20h, na área externa do Bonvenon Eventos, ao lado do Terminal Rodoviário de Campinas.

O projeto é uma ação conjunta entre a Prefeitura de Campinas, por intermédio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo, Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e Sindicato Rural de Campinas. Com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura, a feira, nesta terça-feira de lançamento, contou com a apresentação do Grupo de Viola de Campinas.

A iniciativa é resultado de um programa criado pelo Senar, visando desenvolver o potencial empreendedor do produtor rural. Na feira em Campinas são comercializados vegetais, hortaliças, frutas e produtos orgânicos. “O objetivo é ajudar o pequeno produtor rural a vender os seus produtos diretamente para o consumidor e também oferecer à população a possibilidade de comprar produtos de qualidade a preços mais baixos”, destacou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo de Campinas, André von Zuben, que é também presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e do Agronegócio.

A capacitação, gratuita, teve duração de seis meses e foi dividida por módulos, nos quais os produtores rurais aprenderam desde as boas práticas de manipulação de alimentos até a comercialização, atendimento ao cliente e gestão do negócio. O diretor de Desenvolvimento Econômico de Campinas, Cláudio Quércia, reforçou que a meta agora é ampliar a participação dos pequenos produtores rurais ao programa, criando novas turmas de capacitação. “Assim poderemos realizar feiras em outras regiões da cidade”, projetou o diretor.

Esta primeira etapa do programa conta com seis estandes de bambus padronizados, construídos pelos próprios produtores rurais. “Esta feira em Campinas aconteceu porque a Prefeitura abraçou este programa e fez todos os esforços para que concretizássemos o projeto”, destacou Carlos Alberto Leal Rodrigues, instrutor do Senar. “A parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Campinas foi fundamental para lançarmos a feira. Estes pequenos produtores são os pioneiros desta iniciativa na cidade e, com certeza, agora virão muitos outros”, disse o presidente do Sindicato Rural de Campinas, Francisco de Andrade Nogueira Neto. Ele também destacou o apoio da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), que cedeu espaço para a realização das capacitações.

Renda familiar

A feira é considerada pelos novos empreendedores uma ótima oportunidade de aumentar a renda familiar. “Além do retorno financeiro, é uma chance de valorizar o nosso trabalho no campo levando produtos de qualidade para a população. Por isso, acredito que seremos exemplos para outros produtores”, avaliou o produtor rural Valcir Pereira.

Quem passou pela feira também elogiou a novidade. “Adorei esta alternativa. O preço é bom e a qualidade dos produtos também. Agora sei que tenho esta possibilidade aqui uma vez por semana antes de voltar para casa”, afirmou a consumidora Iraildes Conceição dos Santos, moradora de Sumaré, destacando também a escolha do local da feira.

A Feira do Produtor Rural de Campinas acontecerá sempre às terças-feiras, das 16h às 20h, no Bonvenon Eventos, na Avenida Lix da Cunha, 103, na Vila Industrial, ao lado do Terminal Rodoviário de Campinas.

Novas turmas

Os produtores rurais que tiverem interesse em aderir ao programa e participar das próximas turmas do curso de capacitação devem entrar em contato com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo - telefone: (19) 2116-0864 - ou com o Sindicato Rural de Campinas – (19) 3746-1081.

Foto: Barracas de bambu acomodam frutas e verduras | Crédito: Carlos Bassan

Barracas de bambu acomodam frutas e verduras

Crédito: Carlos Bassan

Foto: Hortaliças vêm diretamente da agricultura familiar | Crédito: Carlos Bassan