Logotipo da Prefeitura Municipal de Campinas
 

Notícias

Shoppings Iguatemi e Galleria abrem exposição "Mulheres Fortes"

Fita rosa

08/10/2018 - 16:00




A exposição “Mulheres Fortes” pode ser vista a partir desta segunda-feira, 8 de outubro, no Iguatemi Campinas e no Galleria Shopping, parceiros da Prefeitura Municipal de Campinas na campanha Outubro Rosa 2018. A mostra foi aberta nesta segunda-feira pelo vice-prefeito de Campinas, Henrique Magalhães Teixeira, que representou o prefeito Jonas Donizette no evento, e a primeira-dama Sandra Ciocci, líder do movimento Transforma Campinas e coordenadora da campanha do Outubro Rosa.
 
 
“Espero que muitas mulheres que passem pelos shoppings se conscientizem de fazer o exame de mamografia. Que essas fotos possam servir de inspiração para vencer o medo de realizar os exames preventivos do câncer de mama não somente durante o mês de outubro, mas ao longo do ano, permitindo assim fazer o diagnóstico precoce, tratar e superar a doença a tempo”, disse a primeira-dama. 
 
 
A exposição reúne o trabalho de 13 fotógrafos campineiros e uma jornalista, que mostram por meio de fotografias e texto as histórias de 13 mulheres que aceitaram o desafio de contar como enfrentaram o câncer de mama. A campanha Outubro Rosa tem o objetivo de mobilizar a sociedade para a importância da prevenção da doença, primeira causa de morte por câncer entre as mulheres campineiras.
 
 
O vice-prefeito destacou a forma como a campanha, por meio da arte da fotografia, deve sensibilizar as mulheres a se prevenirem contra a doença. “É o momento de enxergar por meio das fotos e frases as histórias dessas mulheres fortes.” O processo criativo da exposição envolveu o contato dos fotógrafos com as personagens, que contaram suas histórias. 
 
 
A madrinha da campanha, a campeã brasileira de basquete, Karla Costa também compareceu à abertura que teve ainda a participação dos profissionais e das pacientes que foram retratadas na mostra. “Eu passei por todo esse processo até vencer o medo e o preconceito”, disse a jogadora.
 
 
A primeira-dama ressaltou a participação de todos os envolvidos na campanha, que continua até o final do mês com uma extensa programação de atividades. “Ajudar pessoas que não conhecemos e talvez nunca conheceremos. Este é verdadeiro sentido do voluntariado”, explicou. O gerente geral do Iguatemi Campinas, Paulo Tilkian Filho, também comentou a forma tão sensível como a exposição retrata a luta das mulheres que são exemplos de superação. As mulheres que inspiraram as obras foram indicadas pelo Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism) e pelo Grupo Rosa e Amor. O texto de apresentação da mostra é da jornalista Carolina Rodrigues.
 
 
A mostra, no Iguatemi Campinas, está montada no primeiro piso, próximo ao restaurante P.F. Chang's. No Galleria Shopping está no segundo piso, em frente a loja MAC. A entrada é gratuita. 
 
O projeto contou com a participação dos fotógrafos e modelos, respectivamente, por ordem alfabética:
 
- Alex Brasil - Tamyres Caroline
- Álvaro da Silva Junior - Terezinha Padilha
- Carlos Bassan - Alessandra Frischmann
- Claudinei Fortes - Sandra Chiminazzo
- Diogo Zacarias – Roberta Nunes
- Dominique Torquato - Adriana Leite
- Fernanda Sunega - Andreia dos Anjos
- Fernando Futenma - Maria Helena Ferreira
- Guilherme Gongra - Sirlei Izahc
- Manoel Brito - Mirian Cristiane Severino
- Paulo Fleury - Valéria Peris (Miss Brasil 1994)
- Pedro Nogueira - Martha Jalkauskas
- Kassius Trindade - Maria de Fátima Câmara
 
 
Sobre o Outubro Rosa
O Outubro Rosa é promovido pela Prefeitura de Campinas, Sanasa, Transforma Campinas, Symetria, Unimed, Grupo Bandeirantes, EPTV, Rede Família, TVB, TV Câmara, VTV, Shopping Iguatemi, Galleria Shopping, Grupo Rosa e Amor, Caism, Ative Vida, Dimen, Groove 19, Agni's, Grupo Mulheres do Brasil, D/Lavoro, Débora Selanne, Érika Ramos e Franco Júnior.
 
 
 
Serviço:
Exposição “Mulheres Fortes”
 
Iguatemi Campinas, no primeiro piso, próximo do restaurante P.F. Chang's.
 
Galleria Shopping, no segundo piso, em frente à loja MAC.
 
De 08 a 28/10.
 
No Iguatemi: de segunda-feira a sábado, das 10h às 22h; e aos domingos e feriados, das 12h às 20h.
 
No Galleria, de segunda a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos e feriados, das 14h às 20h.
 
Entrada gratuita.

Clique aqui para acessar as imagens desta matéria em alta resolução

Crédito: Fernanda Sunega

Foto: Vice-prefeito de Campinas, Henrique Magalhães Teixeira: na abertura | Crédito: Fernanda Sunega

Vice-prefeito de Campinas, Henrique Magalhães Teixeira: na abertura

Crédito: Fernanda Sunega

Foto: Modelos que inspiraram a mostra Mulheres Fortes | Crédito: Fernanda Sunega

Modelos que inspiraram a mostra Mulheres Fortes

Crédito: Fernanda Sunega

Foto: Modelo-paciente Andreia dos Anjos na abertura | Crédito: Fernanda Sunega

Modelo-paciente Andreia dos Anjos na abertura

Crédito: Fernanda Sunega

Foto: O fotógrafo Fernando Futenma com Maria Helena Ferreira | Crédito: Fernanda Sunega

O fotógrafo Fernando Futenma com Maria Helena Ferreira