Logotipo da Prefeitura Municipal de Campinas
 

Notícias

Intervenção urbana e criativa pela paz é tema de workshop em Campinas


14/09/2018 - 18:24




Dentro do movimento “Campinas pela paz”, a Secretaria Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos realiza neste sábado, 15 de setembro, o workshop “Projetos de intervenção urbana e criativa pela paz”. O evento acontecerá das 8h30 às 18h, no auditório do Hotel Meliá Campinas.
 
 
 
O workshop tem como objetivo subsidiar e esclarecer as dúvidas dos estudantes inscritos no concurso “Projetos de intervenção urbana e criativa pela paz”. 
 
 
 
O encontro será conduzido pelo médico pediatra e escritor Daniel Becker e pela arquiteta urbanística Irene Quintáns. Becker é formado pela UFRJ, mestre em Saúde Pública pela FIOCRUZ e atuou no Ministério publico como um dos criadores da Estratégia Saúde da Família, programa do Ministério da Saúde. Já Irene é pós-graduada em Estudos Territoriais e Gestão Urbanística em Barcelona e coordena o curso de Liderança Executiva para o Desenvolvimento da Primeira Infância em Harvard.
 
 
 
Para a secretária Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos, Eliane Jocelaine Pereira, o workshop concretizar o dialogo estabelecido com a sociedade. “Dentro do programa a paz em língua do brincar, nós estabelecemos que uma das melhores formas das pessoas se educarem pela paz é com a utilização dos espaços públicos como forma de estimular a convivência entre os seus pares”, afirmou.
 
 
 
O concurso
 
 
 
O principal objetivo do concurso “Projetos de intervenção urbana e criativa pela paz” é incentivar estudantes de Arquitetura e Urbanismo elaborarem projetos com foco na cultura de paz e compostos por ações notoriamente criativas, de alto impacto e baixo custo, sustentáveis, lúdicas e multidisciplinares. Os projetos devem ser desenvolvidos em espaços públicos situados prioritariamente em áreas de vulnerabilidade social, convidando a todos ao brincar, ocupando os espaços e favorecendo o convívio entre gerações e a educação para a paz.
 
 
 
“Essa iniciativa é uma premissa de engajamento social e para que os estudantes possam dar para a sociedade aquilo que eles estão adquirindo no ambiente acadêmico. A ideias e propostas serão utilizadas pelo poder publico para promover a recuperação e ressignificação desses espaços públicos”, afirma Eliane Jocelaine.
 
 
 
Programação
 
8h30 - Credenciamento dos inscritos
 
9h - Mesa de Abertura Institucional 
 
9h30 - "Cidade e Comunidade - Determinantes de Qualidade de Vida na Infância" (Daniel Becker) 
 
10h30 – intervalo
 
10h40 - "Cidade e Comunidade - Determinantes de Qualidade de Vida na Infância" (Daniel Becker) - continuação
 
12h30 - Almoço 
 
13h30 - "A Cidade Brincante: Bases e Propostas" (Irene Quintáns) 
 
15h- intervalo
 
15h10- "A Cidade Brincante: Bases e Propostas" (Irene Quintáns) - continuação 
 
17h às 17h45 - Encerramento com dúvidas sobre o Edital.