Intervenção urbana e criativa pela paz é tema de workshop em Campinas

14/09/2018 - 18:24

Dentro do movimento “Campinas pela paz”, a Secretaria Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos realiza neste sábado, 15 de setembro, o workshop “Projetos de intervenção urbana e criativa pela paz”. O evento acontecerá das 8h30 às 18h, no auditório do Hotel Meliá Campinas.

O workshop tem como objetivo subsidiar e esclarecer as dúvidas dos estudantes inscritos no concurso “Projetos de intervenção urbana e criativa pela paz”.

O encontro será conduzido pelo médico pediatra e escritor Daniel Becker e pela arquiteta urbanística Irene Quintáns. Becker é formado pela UFRJ, mestre em Saúde Pública pela FIOCRUZ e atuou no Ministério publico como um dos criadores da Estratégia Saúde da Família, programa do Ministério da Saúde. Já Irene é pós-graduada em Estudos Territoriais e Gestão Urbanística em Barcelona e coordena o curso de Liderança Executiva para o Desenvolvimento da Primeira Infância em Harvard.

Para a secretária Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos, Eliane Jocelaine Pereira, o workshop concretizar o dialogo estabelecido com a sociedade. “Dentro do programa a paz em língua do brincar, nós estabelecemos que uma das melhores formas das pessoas se educarem pela paz é com a utilização dos espaços públicos como forma de estimular a convivência entre os seus pares”, afirmou.

O concurso

O principal objetivo do concurso “Projetos de intervenção urbana e criativa pela paz” é incentivar estudantes de Arquitetura e Urbanismo elaborarem projetos com foco na cultura de paz e compostos por ações notoriamente criativas, de alto impacto e baixo custo, sustentáveis, lúdicas e multidisciplinares. Os projetos devem ser desenvolvidos em espaços públicos situados prioritariamente em áreas de vulnerabilidade social, convidando a todos ao brincar, ocupando os espaços e favorecendo o convívio entre gerações e a educação para a paz.

“Essa iniciativa é uma premissa de engajamento social e para que os estudantes possam dar para a sociedade aquilo que eles estão adquirindo no ambiente acadêmico. A ideias e propostas serão utilizadas pelo poder publico para promover a recuperação e ressignificação desses espaços públicos”, afirma Eliane Jocelaine.

8h30 - Credenciamento dos inscritos

9h - Mesa de Abertura Institucional

9h30 - "Cidade e Comunidade - Determinantes de Qualidade de Vida na Infância" (Daniel Becker)

10h30 – intervalo

10h40 - "Cidade e Comunidade - Determinantes de Qualidade de Vida na Infância" (Daniel Becker) - continuação

12h30 - Almoço

13h30 - "A Cidade Brincante: Bases e Propostas" (Irene Quintáns)

15h- intervalo

15h10- "A Cidade Brincante: Bases e Propostas" (Irene Quintáns) - continuação

17h às 17h45 - Encerramento com dúvidas sobre o Edital.