Conselho Municipal de Turismo elege diretoria para os próximos dois anos

12/09/2018 - 18:55

Em reunião ordinária na tarde desta quarta-feira, 12 de setembro, na Prefeitura de Campinas, o Conselho Municipal de Turismo (Comtur) elegeu sua nova diretoria para um mandato de dois anos. O novo presidente do Comtur é Vanderlei Costa e Silva, presidente do Campinas e Região Convention & Visitors Bureau.

A nova diretoria, eleita pelos integrantes do conselho, é composta ainda pela vice-presidente Francis Pedroso, professora da Faculdade de Turismo da PUC-Campinas, e pela secretária Alexandra Caprioli, diretora de Turismo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo.

Os novos membros do Comtur foram empossados pelo prefeito de Campinas, Jonas Donizette, em 14 de agosto deste ano para o mandato que vai até agosto de 2020. Na ocasião, o prefeito ressaltou que, em sua administração, tem dado poder aos conselhos municipais, formatados com composições paritárias entre governo municipal e sociedade civil. Contando com representantes do poder público e de entidades do setor, o Conselho Municipal de Turismo é formado por 21 membros titulares e 21 suplentes.

O Comtur é um órgão deliberativo, consultivo, fiscalizador e de assessoramento, responsável pela elaboração de políticas públicas na área de turismo. “É uma honra assumir a presidência do Comtur, e me coloquei à disposição justamente porque o objetivo do conselho é o mesmo que já perseguimos no Convention, que é incentivar e contribuir para o desenvolvimento do turismo da cidade”, afirmou o novo presidente do Comtur, Vanderlei Costa e Silva.

O início dos trabalhos da reunião ordinária desta quarta-feira foi comandado pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo, André von Zuben. Além de eleger a nova diretoria, a reunião definiu também uma comissão que vai elaborar uma proposta para o regimento interno do conselho.

Entre as competências do Comtur estão: opinar na elaboração do calendário turístico do município; programar e executar amplos debates sobre temas de interesse turístico; propor aos órgãos competentes o planejamento e a execução de obras de infraestrutura, visando aproveitar os recursos históricos, paisagísticos, artísticos e materiais do município, a fim de promover atividades turísticas de forma adequada.

O Conselho Municipal de Turismo de Campinas foi criado em 1988. A atual lei – nº 15.641, de 29 de junho de 2018 – teve o objetivo de reestruturar o Conselho Municipal de Turismo, adequando-o ao disposto da Lei Complementar Estadual, nº 1.261, de 29 de abril de 2015, que “estabelece condições e requisitos para a classificação de estâncias e de municípios de interesse turístico”. De acordo com a lei estadual, é condição indispensável a manutenção do Conselho Municipal de Turismo para a classificação do município como estância turística ou de interesse turístico.

Crédito: Divulgação Desenvolvimento Econômico

Foto: Conselheiros elegeram presidente, vice e diretora | Crédito: Divulgação Desenvolvimento Econômico

Conselheiros elegeram presidente, vice e diretora

Crédito: Divulgação Desenvolvimento Econômico