Política e gestão ambiental municipal é tema de curso da EGDS

12/09/2018 - 16:23

Com o tema “Questão ambiental e o desenvolvimento sustentável dos municípios brasileiros”, a Escola de Governo e Desenvolvimento do Servidor (EGDS) abriu o curso “Política e gestão ambiental municipal”. A aula inaugural foi ministrada pelo secretário do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Rogério de Menezes.

Durante a abertura, Menezes fez uma reflexão sobre o conceito de desenvolvimento sustentável, que nasceu na década de 1980 e consiste no desenvolvimento real, que se sustenta e promove a melhoria na qualidade de vida das pessoas e não compromete a capacidade de vida das gerações futuras. “Nós estamos gastando o cheque especial das gerações futuras, ou seja, nós estamos consumindo mais recursos naturais do que o planeta tem condições de repor”, afirmou.

Como conteúdo, Menezes abordou os seguintes temas: - História e conceito de meio ambiente; - Cidades sustentáveis; - Sustentabilidade como tema transversal; - Censo da Anamma e panorama da gestão ambiental municipal no Brasil.

Tamires Prudente, coordenadora da Usina de Recicláveis do Departamento de Limpeza Urbana avaliou o curso positivamente. “O curso é muito positivo, porque envolve todos os gestores e funcionários em torno da ideia de conscientizar para os trabalhos com vista ao meio ambiente, não de forma isolada, já que o meio ambiente tem interlocução com outras áreas.

“Esse curso é importante porque pude ver as coisas como um todo, de forma global. E vemos que há a possibilidade de melhorar e mudar a gestão das coisas, de maneira a preservar o meio ambiente e adquirir a sustentabilidade”, disse a agente de controle da Visa Norte, Vanessa Lemes.

Curso

Com o tema “Política e gestão ambiental municipal”, a capacitação é voltada para servidores que atuam em áreas que envolvem direta ou indiretamente questões relacionadas ao meio ambiente natural, urbano, cultural e do trabalho.

As aulas serão ministradas nos dias 12, 19 e 26 de setembro; 3, 10, 17, 24 e 31 de outubro; 7, 14, 21 e 28 de novembro e 5 de dezembro, sempre das 9h às 12h, no Plenarinho da Câmara Municipal.

O curso tem como objetivo capacitar o servidor para a compreensão da importância do seu papel social na construção de metas institucionais e como profissional atuante dentro da administração pública. Também visa promover o desenvolvimento integral e compartilhado dos servidores e aprimorar sua atuação no serviço público a partir de conhecimentos básicos de gestão ambiental em nível local.

Os participantes vão trabalhar o seguinte conteúdo: - Questão ambiental e desenvolvimento sustentável dos municípios brasileiros; - Direito, legislação e política ambiental; - Campinas e meio ambiente; - Gestão pública ambiental; - Fiscalização ambiental; Geoprocessamento na gestão pública ambiental; - Fundo ambiental municipal; - Reportes e organismos externos de avaliação e desempenho ambiental; - Espaços especialmente protegidos; - Educação ambiental; e – Conservação da fauna e flora.

Mais informações sobre os cursos e capacitações da EGDS estão disponíveis no site www.cursosegds.campinas.sp.gov.br . A Escola de Governo agora está funcionando no 5º andar do Paço Municipal (Av. Anchieta, 200). Os telefones para contato são 2116-0335, 2116-0587.