Logotipo da Prefeitura Municipal de Campinas
 

Notícias

Direitos Humanos promove a comemoração do Setembro Verde


12/09/2018 - 14:58




Em comemoração ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, dia 21 de setembro, a Secretaria Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos (SMASDH) e outras entidades parceiras promovem o Setembro Verde, mês da inclusão, com diversos eventos e atividades gratuitas.
 
 
 
A programação que teve início nesta terça-feira, dia 11, com uma palestra sobre Direitos Humanos e Pessoa com Deficiência, se estende até o final do mês e inclui  exposição fotográfica, cursos, sessão de cinema, roda de conversa. O VI Fórum "Pessoa com Deficiência - Além da Lei de Cotas" e o I Fórum Diversidade, que ocorrerá no dia 28 de setembro, no Auditório Dom Gilberto, Campus 1 da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, encerra as atividades do mês.
 
 
O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência foi tornado oficial pela Lei nº 11.133, de 14 de julho de 2005, e dez anos depois, em julho de 2015, foi instituída a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência), destinada a assegurar e a promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais para pessoa com deficiência, visando à sua inclusão social e cidadania.
 
 
De acordo com a secretária Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos, Eliane Jocelaine Pereira, este mês da inclusão, que contempla o dia 21 de setembro, marca não somente “a necessidade de conscientização e sensibilização da sociedade, mas é também um dia para lembrar os avanços. O passado dita o presente, deve ser presente”. 
 
 
Eliane destacou que é preciso reconhecer os avanços conquistados, desde a edição de marcos legais que demarquem a garantia de direitos às pessoas com deficiência até os progressos já conquistados no município de Campinas, “como na acessibilidade no âmbito da educação, da tecnologia assistiva, da saúde e da assistência a serviços específicos implantados pelo município”. O reconhecimento disso, segundo ela, é fundamental e necessário para que se acredite que é possível “buscar ainda mais avanços e ter o envolvimento da sociedade para que o respeito ao diferente, seja natural e a inclusão ocorra todos os dias a partir de uma união de esforços entre o poder público e a sociedade para mudar ainda mais o panorama, dando maior visibilidade às pessoas com deficiência, integrando-as e incluindo-as”. 
 
 
Segundo o diretor de Gestão das Políticas dos Direitos da Pessoa com Deficiência (DGPPCD), Paulo Guimarães, ter atividades como essas, possibilita a visibilidade das pessoas com deficiência na sociedade. "É importante proporcionarmos oportunidades para dar visibilidade a pessoa com deficiência e que as pessoas possam perceber que elas também compõem a sociedade com a mesma igualdade de direitos que as outras pessoas", afirmou.
 
 
 
Programação
 
12/9 a 30/9 – 9h às 20h
Exposição de fotos feitas por deficientes visuais - "Luz na Caixa Escura" 
Local: Hall de entrada do CIS Guanabara 
 
18/9 - 8h30 às 12h (Só para Servidores Públicos)
Curso Noções Gerais de Direitos Humanos - Direitos Humanos e a Convivência e Inclusão das Pessoas com Deficiência 
Local: Auditório do Ceprocamp 
 
20/9 a 3/10 
Incorporação da Diversidade das Mulheres nas Políticas Públicas (Só para mulheres)
Local: Adacamp, Centro Cultural Louis Braille, Fundação Síndrome de Down, Instituto Norberto, Ceesd, Pestalozzi, Apae, Próvisão e Instituto Campineiro dos Cegos Trabalhadores
Curso exclusivo para mulheres com deficiência e mulheres responsáveis por pessoas com deficiência
 
21/9 - 21h 
Sessão de Cinema Inclusivo (libras)
Local: Shopping das Bandeiras 
 
22/9 – 9h às 13h
Evento Comemorativo Setembro Verde
Local: Centro de Convivência - Cambuí
 
25/9 - 13h às 17h
Roda de Conversa "Novo Olhar sobre a Política Pública para a Pessoa com Deficiência"
Local: APAE
Endereço: Rua Francisco Bueno Lacerda, 120 - Parque Itália 
 
28/9 – 8h às 17h
VI Fórum "Pessoa com Deficiência - Além da Lei de Cotas" e o I Fórum Diversidade 
Local: Auditório Dom Gilberto - Campus 1 - Teatro da PUC
Endereço: Rua Prof. Dr. Euryclides de Jesus Zerbini, 1516 - Santa Cândida
 
Para mais informações: www.campinas.sp.gov.br/setembroverde ou pelo telefone (19) 3236-4895.

Clique aqui para acessar as imagens desta matéria em alta resolução