Casa de Cultura Itajaí promove Cine Afro na última quarta-feira do mês

09/08/2018 - 10:44

A Casa de Cultura Itajaí promove o Cine Afro com uma seleção de filmes que trazem elementos culturais ligados à capoeira, em todas as últimas quartas de cada mês, sempre às 19h. Neste mês, a edição acontece no dia 29, e a temática será a “Puxada de rede”.

O tema escolhido revisita a atividade pesqueira dos negros recém libertos, que encontraram na pesca do xaréu uma forma de sobreviverem. Algumas pessoas acreditam que a ”Puxada de Rede” é um ritual que começou com uma lenda sobre um pescador que saiu à noite para pescar com seus companheiros. Apesar do alerta da esposa sobre os perigos, embrenhou-se na imensa escuridão do mar negro da noite, levando consigo apenas uma imagem de Nossa Senhora dos Navegantes.

Cine Afro “Puxada de Rede”

Quando: 29 de agosto, quarta, às 19h.

Local: Casa Cultura Itajaí (rua Benjamin Moloisi, 669 - Conj. Hab. Parque Itajai).

Entrada gratuita.

Crédito: Divulgação

Foto: Atividade pesqueira de negros recém libertos é o tema de  | Crédito: Divulgação

Atividade pesqueira de negros recém libertos é o tema de