"Prevenção ao suicídio: perdas e luto” é tema de palestra da EGDS

08/08/2018 - 11:14

A Escola de Governo e Desenvolvimento do Servidor (EGDS) está com inscrições abertas para a palestra “Prevenção ao suicídio: perdas e luto”. O evento faz parte do ciclo “Ampliando Horizontes” e será realizado no dia 29 de agosto, das 9h às 11h, no Salão Vermelho do Paço Municipal.

Os interessados podem se inscrever no site da Escola, no endereço https:cursosegds.campinas.sp.gov.br.

A palestra tem como objetivo esclarecer e orientar os presentes sobre os mitos referentes ao suicídio, sinais emitidos por pessoas em risco e as ações adequadas para com essas pessoas; e sobre preconceitos, estigmas e como agir com pessoas que sobreviveram às tentativas de suicídios e seus familiares, bem como com familiares de pessoas que morreram por suicídios. Também visa orientar profissionais que lidam com pessoas sobreviventes ou em risco de suicídio.

A consultora Elaine Gomes dos Reis Alves vai trabalhar o seguinte conteúdo: conceito, processos autodestrutivos, estatísticas, mitos e verdades, sinais verbais, sinais corporais, tipos de suicídio, riscos, tipo de morte e luto, manejo terapêutico, prevenção e pósvenção (trabalho feito com os sobreviventes).

O encontro é voltado aos servidores públicos municipais, prioritariamente aqueles que atuam na Saúde, Assistência e Educação.

Para a coordenadora da Escola, Marisa Córdoba, o tema traz um importante debate para o serviço público. “O tema escolhido para a palestra deste mês é uma forma de refletir o suicídio, assunto muitas vezes tratado como tabu na sociedade. É importante entender, discutir o tema e saber como agir tanto na família como nas demais relações sociais”, disse. “O serviço público tem um papel fundamental neste sentido, uma vez que é o responsável pelo acolhimento e atendimento dessas pessoas”, concluiu.

Mais informações sobre as atividades realizadas pela Escola de Governo podem ser obtidas pelos telefones (19) 3235-2218/ (19) 3235-2226 ou pelo e-mail egds.secretaria@campinas.sp.gov.br .

Consultora

Elaine Gomes dos Reis Alves é psicóloga, docente e pesquisadora. Ela possui pós-doutorado pelo Instituto de Psicologia da USP, com o tema “Emergências e Desastres”. No doutorado, realizado no mesmo instituto, desenvolveu a temática “Perdas, morte e luto”; já no Mestrado, trabalhou a bioética. Elaine também é autora de dois livros, fundadora da “Prestar cuidados em psicologia”, membro do Laboratório de Estudos sobre a Morte – LEM-IPUSP e do Centro de Pesquisas em Desastres da USP – Ceped-USP.

Ciclo Ampliando Horizontes: “Prevenção ao suicídio: perdas e luto”

Consultora: Elaine Gomes dos Reis Alves
Data: 29 de agosto, quarta-feira
Local: Salão Vermelho do Paço Municipal (Av. Anchieta, 200)

Informações: pelos telefones (19) 3235-2218/ (19) 3235-2226 ou pelo e-mail egds.secretaria@campinas.sp.gov.br .