Formatura da FUMEC lota auditório e emociona convidados

10/07/2018 - 18:31

Mais de 500 pessoas foram prestigiar os formandos do programa de Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJA) e do curso Consolidando da Escolaridade, da Fundação Municipal para Educação Comunitária (FUMEC). A celebração aconteceu na última quinta, 5 de julho, no Auditório da IMA, no bairro Ponte Preta. Foram entregues certificados para 233 alunos, que concluíram o curso.

Entre os convidados estavam Henrique Magalhães Teixeira, prefeito em exercício de Campinas, e Solange Pelicer, Secretária Municipal de Educação. “A presença de autoridades agrega ainda mais valor para este momento, que é sempre emocionante”, disse Marinalva Cuzin, gestora dos programas de Educação de Jovens e Adultos da FUMEC.

Marinalva conta que as formaturas da Fundação costumam ser emocionantes, por se tratarem de celebrações de conquistas por parte dos estudantes, muitos dos quais muitas vezes nunca tiveram uma oportunidade como essa na vida. “Este é um momento de conquista, do recebimento do diploma e do reforço da auto-estima destes alunos que nunca tiveram a oportunidade de estudar antes.”

A gestora observa que os alunos levam seus familiares “e todos vão orgulhosos”. Para ela, o momento também é comovente para a equipe que participa do projeto e vê os frutos de seu trabalho.

A FUMEC

Criada em 1987, a FUMEC desenvolve atividades educacionais para jovens, adultos e idosos de forma comunitária e inclusiva. Trabalha com alunos de baixa escolaridade que muitas vezes não tiveram outras oportunidades de estudar ou concluir o ensino formal.

A EJA faz parte dos programas da Fundação voltado para jovens, adultos e idosos.