Prefeitura e Estado formalizam permissão de uso da Fazenda Santa Elisa

13/06/2018 - 18:21

A Prefeitura de Campinas e o Governo do Estado formalizaram, na tarde desta quarta-feira, 13 de junho, a permissão de uso de duas áreas da Fazenda Santa Elisa, onde funciona o Instituto Agronômico de Campinas (IAC). Uma delas é para instalação de Secretaria Municipal de Serviços Públicos, que já começou a funcionar no local, e a outra para a instalação de uma usina de compostagem.

Os documentos foram assinados pelo prefeito Jonas Donizette, pelo procurador do Estado, Alexandre Vidotti, e pelos secretários municipais de Serviços Públicos, Ernesto Paulella, e de Assuntos Jurídicos, Silvio Bernardin.

Para uso da Secretaria de Serviços Públicos, a área cedida ao município, dentro da Fazenda Santa Elisa, é de cerca de 50 mil metros quadrados. Anteriormente, a Secretaria funcionava no 16 º andar do Paço Municipal. Não haverá custos para a Prefeitura e a permissão de uso é por tempo indeterminado.

A Secretaria está utilizando prédios desativados na área da fazenda. No local, além do gabinete da Secretaria, foram instalados o Departamento de Parques e Jardins (DPJ) e a Coordenadoria das Administrações Regionais (Coar), que funcionavam em unidades descentralizadas.

Esta nova sede concentrará a maior parte dos serviços oferecidos pela Secretaria, o que otimizará a logística do trabalho e as relações intersetoriais”, disse o secretário municipal de Serviços Públicos, Ernesto Paulella. A Fazenda fica na avenida Theodureto de Camargo, com Rodovia Zeferino Vaz.

Além dos prédios, a área tem pátio para máquinas, caminhões, tratores e materiais, utilizados pela secretaria na manutenção da cidade. Na nova sede, os serviços oferecidos pela Secretaria serão concentrados, facilitando a organização e a comunicação entre os setores.

Também participaram da reunião o secretário municipal de Esportes, Dario Saadi, diretores da Secretaria de Serviços Públicos e procuradores do Estado.

Usina de compostagem

Além da permissão de uso do espaço para a Secretaria de Serviços Públicos, também foi autorizada a utilização de uma área de 17,4 hectares para a instalação de uma usina de compostagem. Denominado “Reciclar Verde”, o projeto será operado pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos em parceria com a Ceasa, Sanasa e IAC.

De acordo com o secretário municipal de Serviços Públicos, o projeto prevê transformar galharia, poda de árvore, restos de alimentos, lodo do esgoto, em adubo orgânico.

São cerca de 200 toneladas desse material, por dia, que hoje vão para o aterro sanitário. Isso vai deixar de ir para o aterro e se transformar em fertilizante. A essência desse projeto é a sustentabilidade. Ao usar esse material para fazer a compostagem, deixaremos de gerar gás metano, o mais agressivo para a camada de ozônio. A compostagem gera gás carbônico, que é 20 vezes menos agressivo que o metano. Vamos transformar lixo em adubo orgânico”, disse o secretário Ernesto Paulella.

A ideia é que todos os produtores e agricultores que trabalham na Ceasa comprem esse adubo orgânico, além do uso pela própria Prefeitura. O município já tem licença para instalação da usina, que terá capacidade para atender todas as cidades que compõem a Região Metropolitana de Campinas (RMC).

Sobre Instituto Agrônomico e a Fazenda Santa Elisa

O Instituto Agronômico de Campinas (IAC) atua na pesquisa e no desenvolvimento de sementes. É ligado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. Foi fundado em 1887 pelo imperador D. Pedro II. Em 1892 passou para a administração do Governo do Estado de São Paulo.

A sede do IAC fica na Avenida Barão de Itapura, na Vila Itapura. Na Fazenda Santa Elisa está localizada outra área também integrante do IAC. A fazenda tem 692 hectares, onde funcionam centros de pesquisas e há produção agrícola e experimentos com sementes.

Foto: Prefeito assinou o documento | Crédito: Luiz Granzotto

Prefeito assinou o documento

Crédito: Luiz Granzotto

Foto: Representante do Estado oficializou a permissão de uso | Crédito: Luiz Granzotto