Prefeituras de 13 municípios assinam convênios com o Estado em Campinas

13/06/2018 - 17:49

Campinas recebeu, na manhã desta quarta-feira, 13 de junho, a primeira-dama do Estado de São Paulo, Lúcia França, também presidente do Fundo Social de Solidariedade do São Paulo (Fussep), e representantes de 13 municípios da região. Os visitantes assinaram convênios para cursos da Escola de Qualificação Profissional.

O prefeito Jonas Donizette e a primeira-dama da cidade, Sandra Ciocci, reforçaram a importância dessa capacitação, que já acontece em Campinas “Esse trabalho é feito com muito esmero e é fundamental no apoio às cidades, que muitas vezes enfrentam dificuldades. Temos muitos incumbências, nem sempre fáceis e, por isso, cabe aos governantes uma palavra de positividade, mesmo diante dos problemas que vivemos“, disse o prefeito Jonas Donizette.

Foram assinados convênios com os 13 municípios para a implantação de cursos da Escola de Qualificação Profissional, com recursos do Fussesp. Dentro do programa, Campinas já desenvolve, desde 2013, parcerias que viabilizam os cursos da escola de moda e de formação de profissionais para padaria artesanal.

O trabalho do Fussep se modificou ao longo do tempo e hoje tem uma preocupação em qualificar as pessoas. É um passo que muda a vida de muitas pessoas. Em Campinas, utilizamos o espaço das entidades para oferecer essa capacitação. Os cursos são geridos pelas próprias entidades, que recebem para as aula as pessoas que passam pelos institutos e a comunidade em geral”, explicou a primeira-dama de Campinas, Sandra Ciocci.

Sabemos o desafio que é estar à frente de uma cidade, acreditamos nos municípios e por isso estendemos os braços. Queremos levar aos cidadãos uma vida melhor”, disse a primeira-dama do Estado e presidente do Fussep, Lúcia França.

Estes cursos são abertos à comunidade e, em Campinas, acontecem por meio de parcerias com diversas entidades. Entre elas estão o Instituto Padre Haroldo, o Grupo Primavera e o espaço Taba, entre outros, nas áreas de panificação, horta, escola de moda.

A atuação do Fussesp nos últimos anos tem sido direcionada para a capacitação para o trabalho e requalificação profissional em diferentes áreas. São cursos de curta duração, de 6 a 12 meses, com formação rápida e prática para a inserção no mercado de trabalho e geração de renda para os participantes.

Assinaram convênios nesta quarta-feira as cidades de Aguaí, Americana, Amparo, Atibaia, Bragança Paulista, Charqueada, Corumbataí, Elias Fausto, Engenheiro Coelho, Itupeva, Limeira, Tapiratiba e Vinhedo.

Crédito: Fernanda Sunega

Foto: Prefeito fala no evento, ao lado das primeiras-damas do Estado e do município | Crédito: Fernanda Sunega

Prefeito fala no evento, ao lado das primeiras-damas do Estado e do município

Crédito: Fernanda Sunega