Pelo menos 3,5 mil pessoas participaram das atividades da Semeia 2018

13/06/2018 - 10:21

Pelo menos 3,5 mil pessoas passaram pelas cerca de 130 atividades que foram realizadas em Campinas na última semana, em função da Semana do Meio Ambiente – Semeia 2018. “Superamos as expectativas”, avalia o coordenador do programa, Wagner dos Santos.

De acordo com o coordenador, a meta, agora, é manter acesa a chama que motivou a participação do Grupo de Trabalho multisetorial da Prefeitura e entidades parceiras e realizar outros eventos no decorrer do ano, com foco na conscientização e educação ambiental.

As atividades da Semeia foram pulverizadas por toda a cidade, realizadas em espaços diversos como parques públicos, unidades educacionais da rede municipal de educação, museus e recintos de instituições públicas e privadas parceiras.

Grandes eventos ambientais são insustentáveis devido à alta emissão de gás carbônico, e este é um dos motivos que nos levou a descentralizar a programação e atrair pequenos grupos de pessoas em todas as regiões do município”, diz o secretário Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SVDS), Rogério Menezes.

Para Wagner dos Santos, a descentralização representa, também, uma estratégia para levar os eventos para perto da população, de forma a facilitar a participação de todos os interessados.

Santos destaca o caráter sustentável desta edição da Semeia, que foi executada com custo zero para a SVDS. “Para a realização dos eventos, fizemos uso dos recursos já disponíveis pela Prefeitura e pelos nossos parceiros”, explica.

Tema

Com o tema “Planejando o futuro, preservando o presente”, as atividades foram desenvolvidas de 4 a 9 de junho (segunda a sábado) em diversos pontos da cidade. O objetivo foi marcar o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho.

Programação

Com destaque para a assinatura da Ordem de Serviço para os estudos que vão subsidiar a implantação de 43 parques lineares na cidade, a programação variada da Semeia atraiu pessoas de diferentes faixas etárias para atividades como teatro, apresentação de maquetes, trabalhos de sensibilização, prática de atividade física, distribuição de mudas, exposições, contação de histórias, palestras, coral, arte com recicláveis, roda de conversa, visitas monitoradas, passeio de bicicleta, oficinas, entre outras. A finalidade foi envolver a população na reflexão ambiental sobre a necessidade de preservar o presente e planejar o futuro.

Realização

A Semeia 2018 foi realizada pela Prefeitura de Campinas por meio da SVDS, com o apoio dos seguintes parceiros: Unicamp, PUC-Campinas, Sanasa, Etecap, Senac, Mata de Santa Genebra, Centro Infantil Boldrini, SOS Abelhas Sem Ferrão, Colégio Rio Branco, Poupatempo, Praça do Coco, Senai, Ipa Bebê, Byd e Cati.

Crédito: Arquivo PMC

Foto: Crianças aprendem sobre meio ambiente no Bosque dos Italianos | Crédito: Arquivo PMC

Crianças aprendem sobre meio ambiente no Bosque dos Italianos

Crédito: Arquivo PMC