Homenagens marcam Dia Internacional de Combate à LGBTfobia

16/05/2018 - 18:50

Para marcar o 17 de maio, Dia Internacional de Combate à LGBTfobia, o Centro de Referência LGBT (CR) da Secretaria Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos e a Associação da Parada e Apoio LGBT (APALGBT) homenageiam órgãos da sociedade que respeitam a população LGBT de Campinas.

Serão concedidos o “Selo Compromisso com a Diversidade” para empresas e instituições que respeitam a população LGBT de Campinas e o título “Cidadania LGBT” para pessoas físicas ou jurídicas e representantes do poder público que apoiam e têm contribuído para a manutenção dos Direitos Humanos desse segmento da população.

A solenidade será nesta quinta-feira, dia 17 de maio, às 19 horas, na Unidade II da Esamc, na Avenida Doutor Manoel Afonso Ferreira, 245, Jardim Paraíso. Esta é a segunda edição da certificação, que foi lançada em 2017, quando homenageou cinco empresas, três instituições e dois profissionais. De acordo com os organizadores do evento, a ideia é criar um momento de divulgação e valorização das atividades e espaçosque cooperam para a consolidação do respeito à diversidade, e estimular as práticas socialmente responsáveis neste sentido.

A indicação das empresas e dos cidadãos é feita pelos associados da APALGBT e pelos usuários do CR, ou ainda pelas redes sociais da Associação. A comissão que faz o processo de avaliação dos indicados é composta por membros da Associação e do Centro de Referência. Quando preenchem os critérios básicos, o empresário, profissional, representante de órgão público ou instituição assina um termo de compromisso elaborado pela comissão. Dentre os critérios avaliados estão o respeito ao nome social, à orientação sexual e identidade de gênero e, ainda, a contratação de LGBTs.

A coordenadora do CR LGBT, Valdirene dos Santos, conta que algumas dessas empresas hoje agraciadas com o Selo, já passaram por capacitação no CR. “O principal objetivo do Selo Compromisso com a Diversidade é valorizar quem realiza um bom trabalho e atende bem a população LGBT. Assim, caso precisem de serviços profissionais, de psicólogos ou advogados, por exemplo,  eles têm a quem procurar”, comentou.

Instituição do Selo

Tanto o 'Selo Compromisso com a Diversidade' como o 'Título Cidadania LGBT' foram instituídos, em 2017, pelo Centro de Referência LGBT e pela APALGBT. A entrega da certificação foi definida para marcar a data em que a Organização Mundial da Saúde (OMS) retirou a homossexualidade da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID), em 17 de maio de 1990, tornando a data o Dia Internacional de Combate à LGBTfobia.

O Selo tem validade de dois anos e pode ou não ser renovado, dependendo das condições estabelecidas na documentação preenchida, avaliação da comissão responsável e interesse da empresa pelo certificado.

Em 2017, dois profissionais, Bárbara Dalcanale Menêses e Maria Angelica Soares receberam o título de Cidadania LGBT. Três instituições e cinco empresas foram certificadas com o Selo da Diversidade e terão a renovação da certificação neste ano: APEOESP, ESAMC e SMASDH; Bar Presta Atenção,

Cabify, Ellementum, Espaço Saberes e Sabores e Spaço Aline Freire.

Em 2018 serão certificadas: Bressani Advogados e Associados, Casa Sem Preconceito, Clube Subway Campinas, Contline Assessoria e Consultoria Contábil, Instituto Diotima, LFG Campinas, Motiva Contact Center, Oscip Terra das Andorinhas, Pizzaria Capricho, Via Varejo S/A - Controladora da Casas Bahia e Ponto Frio, Zabala & Oliveira Advogados e os psicólogos Leandro Medeiros e Wellington Martins.

Entrega do Selo da Diversidade

Data: 17 de maio