Parque das Constelações, em Aparecidinha, ganha creche para 300 crianças

13/04/2018 - 18:29

Os moradores do Parque das Constelações, no Distrito de Nova Aparecida, foram convidados a conhecer, na manhã desta sexta-feira, 13 de abril, o Centro de Educação Infantil “Bem Querer” Renata Ferramola. Com capacidade para atender 300 crianças com idade de zero a cinco anos, a unidade educacional foi entregue pelo prefeito Jonas Donizette.

A cerimônia de inauguração contou com a presença de autoridades e de moradores do bairro. Familiares e amigos da homenageada que emprestou o nome à escola prestigiaram a inauguração e se mostraram agradecidos pelo reconhecimento. Disseram que o nome da professora vai se perpetuar no local do qual ela mais gostava, o espaço para aprendizado e troca de conhecimento e experiência de vida entre professores e alunos.

Na próxima terça-feira, dia 17 de abril, será divulgada a lista de crianças contempladas com uma vaga. As matriculas começam no dia seguinte e o ano letivo, em 23 de abril. A expectativa da Secretaria de Educação é atender criança dos bairros Jardim Nova Aparecida, Vila Francisca, Jardim Rosália, Parque da Família, 7 de Setembro, São Luís, CDHU, entre outros.

A construção do prédio é resultado de uma parceria entre a Prefeitura e a construtora MRV, por meio de uma contrapartida. “Mudamos a lógica de construção de empreendimentos imobiliários em Campinas. Agora, todas as vezes em que as empresas forem construir, elas têm de oferecer uma contrapartida social. Neste caso, a MRV fez esta escola”, disse o prefeito Jonas Donizette.

O Centro de Educação Infantil “Bem Querer” Renata Ferramola é a primeira de três creches que serão entregues em abril e maio, completando 13 Centros de Educação Infantil que vêm sendo inaugurados desde 2013, e que atenderão, no total, quatro mil crianças de zero a cinco anos.

Estrutura

A nova creche tem oito salas de aula. Já os banheiros foram construídos seguindo um modelo pensado especificamente também para o atendimento de bebês. Para as crianças maiores, eles são integrados às salas de aula.

A unidade possui um pátio interno coberto e um palco para apresentações. A creche possui ainda uma área de lazer com balanços, casinha de boneca, gira-gira e um quiosque que pode ser utilizado também para refeições ao ar livre.

Esta é uma unidade especial para nós, porque o projeto arquitetônico foi elaborado pela nossa Coordenadoria de Arquitetura Escolar. É um projeto próprio da Secretaria de Educação e foi pensado para os alunos e profissionais que passarão do dia todo aqui”, contou a Secretária de Educação, Solange Pelicer.

Renata Ferramola

O nome Renata Ferramola é uma homenagem a uma professora falecida em 2016, aos 56 anos. Conhecida pelo seu jeito irreverente, ela deu aulas na Fumec, para jovens e adultos; atuou como diretora e se aposentou como supervisora da rede municipal de ensino. Falava cinco idiomas, incluindo o mandarim.

Crédito: Luiz Granzotto

Foto: Prefeito, convidados e familiares da homenageada descerram a placa | Crédito: Luiz Granzotto

Prefeito, convidados e familiares da homenageada descerram a placa

Crédito: Luiz Granzotto