Caminhada pela conscientização sobre autismo reúne centenas no Taquaral

10/04/2018 - 18:06

Mais de 350 pessoas participaram da Caminhada pela Conscientização do Autismo, na Lagoa do Taquaral, no último domingo, dia 8 de abril. O evento integra as atividades da Prefeitura de Campinas para marcar o Abril Azul, mês de conscientização do autismo, quando ocorre o Dia Mundial do Autismo, em 2 de abril. A programação inclui palestras, sessão de cinema, caminhada e a iluminação de prédios públicos em azul.

O objetivo principal é a inclusão das pessoas com autismo e também a conscientização da sociedade, ajudando a derrubar preconceitos. A atividade integra o movimento Campinas pela Paz” afirma Paulo Guimarães, diretor de Gestão das Políticas dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Prefeitura de Campinas.

A caminhada contou com a participação de um grupo de voluntários, chamado ‘501 st Legion- Divisão Brasil’. Eles se fantasiam de personagens do filme Star Wars para ajudar e incentivar os participantes de eventos em diversas causas.

Sobre a data

O Dia Mundial de Conscientização do Autismo - 2 de abril - foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2007. O intuito é alertar as sociedades e governantes sobre esta deficiência, ajudando a derrubar preconceitos e divulgar esclarecimentos.

O autismo é um distúrbio neurológico caracterizado por comprometimento da interação social, comunicação verbal e não-verbal. Atinge aproximadamente 70 milhões de pessoas no mundo, sendo 75% dessa população de meninos.

Crédito: Divulgação

Foto: Personagens de Star Wars ajudaram a carregar a faixa e chamar a atenção para o tema | Crédito: Divulgação

Foto: Crianças e balões animaram a caminhada | Crédito: Divulgação

Crianças e balões animaram a caminhada