Logotipo da Prefeitura Municipal de Campinas
 

Notícias

Ceasa vai ganhar segunda plataforma logística no mercado de Hortifrutis


13/03/2018 - 14:12




O prefeito Jonas Donizette e o diretor-presidente da Ceasa Campinas, Wander Villalba, assinaram na manhã desta terça-feira, 13 de março, a autorização para a abertura do processo de licitação para a construção da segunda plataforma logística (PL1) do Mercado de Hortifrútis da central de abastecimento e descerraram a pedra fundamental da obra. A nova estrutura irá agilizar ainda mais as operações de carga e descarga de frutas, legumes e verduras no mercado e deverá ser concluída dentro de seis meses, após a contratação dos serviços, com um custo previsto R$ 2,5 milhões, com recursos da Ceasa. 
 
 
O anúncio da obra foi feito durante a cerimônia em comemoração dos 43 anos de fundação da Ceasa Campinas, no prédio da Administração da empresa. Na oportunidade, a diretoria da Ceasa também divulgou o cronograma de eventos e ações para o ano e um balanço do desempenho dos programas sociais sediados pelo entreposto, além da entrega da reforma da recepção do prédio da Administração e o anúncio do novo paisagismo dos jardins de inverno da sede.
 
 
Acompanhado da primeira-dama, Sandra Ciocci, Jonas destacou a importância da Ceasa no abastecimento de alimentos. “Quero cumprimentar aqui o Wander, que vem fazendo um trabalho muito bom, além de toda a diretoria e funcionários da Ceasa, pelos 43 anos dessa empresa que é um braço muito importante do governo. A nossa Ceasa é municipal, o que a diferencia de todas as outras Ceasas”, disse o prefeito, em seu discurso. 
 
 
Jonas também fez um rápido balanço de seu governo e destacou a construção da nova plataforma logística. “Essa obra vai melhorar ainda mais o serviço. É uma obra que abre, antecipadamente, o ‘Abril de Entregas’ da Prefeitura”, anunciou o prefeito. 
 
 
O presidente da Ceasa agradeceu a presença do prefeito, da primeira-dama e de todos os participantes. “É um dia muito importante para nós. São 43 anos dessa empresa que é referência nacional dentre as centrais de abastecimento do País. Muita gente fez muito por essa instituição e, com certeza, a administração do prefeito Jonas consegue dar andamento a esse trabalho e valorizar ainda mais a nossa Ceasa Campinas”, disse. 
 
 
Obra
 
 
A nova plataforma visa a melhoria da logística das operações de mercado e será construída numa área de 1.257 metros quadrados, no lado norte ou ímpar do entreposto, próximo ao Galpão Permanente 1 (GP1) e Mercado Livre Central (MLC). 
 
 
A construção terá infraestrutura moderna semelhante à da Plataforma Logística 2 (PL2) – localizada no lado par ou sul -, inaugurada em junho de 2016, mas com uma novidade: a instalação de um reservatório de água de reuso, para reaproveitamento da água das chuvas coletada no telhado da plataforma. O reservatório terá capacidade para armazenar até 2.350 metros cúbicos de água. 
 
 
A nova estrutura também vai contar com quatro rampas de acesso para carrinhos e pedestres e mais quatro escadas, além de câmeras integradas à central de monitoramento da Ceasa, para maior segurança dos usuários, e iluminação com lâmpadas de LED, mais eficientes e econômicas. 
 
 
Além da nova plataforma logística, também serão construídos sanitários centrais, com implantação entre as duas plataformas (PL1 e PL2), e área total coberta de 118 metros quadrados. A edificação contará com banheiros masculino e feminino (com sanitários, lavatórios e chuveiros) e instalações para pessoas com necessidades especiais. 
 
 
“É um projeto que vem sendo aguardado já um bom tempo e há uma certa euforia no mercado, porque essa obra vai trazer um conforto muito grande para a nossa movimentação de cargas e agilizará tanto para carga quanto para liberação dos clientes”, disse Alexandre Bardin, presidente da Associação dos Permissionários da Ceasa Campinas (Assoceasa). 
 
 
 
Música e quitutes
 
O evento também contou com a apresentação do coral de crianças do Grupo Primavera, entidade de Campinas que é atendida pelo Banco Municipal de Alimentos, e um café da manhã com quitutes com uso integral dos alimentos, preparados por Matusalém Paracelso, cozinheiro da Secretaria Municipal de Assistência Social e Segurança Alimentar, que também atua no Banco de Alimentos - como risoles de casca de banana, coxinha de carne de jaca, torta de banana e sorvete de mandioca.
 
 
 
Também participaram do evento deputados, secretários municipais, vereadores, além do empresário João Benassi, representando os permissionários da Ceasa. Alexandre Bardin, presidente da Associação dos Permissionários da Ceasa Campinas (Assoceasa), e Fabiano Tilli, vice-presidente da Associação dos Produtores e Comerciantes do Mercado de Flores de Campinas (Aproccamp), também marcaram presença.
 
 

Clique aqui para acessar as imagens desta matéria em alta resolução

Crédito: Fernanda Sunega

Foto: Prefeito assinou hoje autorização para abertura da licitação da obra | Crédito: Fernanda Sunega

Prefeito assinou hoje autorização para abertura da licitação da obra

Crédito: Fernanda Sunega

Foto: O diretor-presidente da Ceasa, Wander Villalba, na comemoração dos 43 anos da empresa | Crédito: Fernanda Sunega

O diretor-presidente da Ceasa, Wander Villalba, na comemoração dos 43 anos da empresa

Crédito: Fernanda Sunega

Foto: Evento contou com o Coral do Grupo Primavera | Crédito: Fernanda Sunega

Evento contou com o Coral do Grupo Primavera

Crédito: Fernanda Sunega

Foto: Crianças alegraram o evento | Crédito: Fernanda Sunega

Crianças alegraram o evento