Seminário reforça potencial de negócios entre Campinas e China

09/03/2018 - 18:17

O seminário “Oportunidade de Negócios – China e Campinas”, realizado nesta sexta-feira, 9 de março, reforçou o potencial das relações comerciais e de investimentos entre China e Campinas e os municípios vizinhos. Realizado no auditório do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) de Campinas, o evento teve a participação de 180 pessoas, entre autoridades e empresários da China, Campinas e Região Metropolitana de Campinas (RMC).

O evento foi uma realização da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo de Campinas em parceria com o Conselho Chinês de Promoção do Comércio Internacional (CCPIT). O seminário contou com o apoio do Consulado Geral da China em São Paulo e do Ciesp Campinas.

Representando o prefeito Jonas Donizette no evento, o secretário de Desenvolvimento Econômico de Campinas, André von Zuben, destacou o potencial da cidade como polo de negócios, lembrando ainda a presença de grandes empresas chinesas em Campinas, como a BYD, fabricante de ônibus elétricos e painéis solares, e a State Grid, que tem o controle acionário da CPFL Energia. “Temos a oportunidade de estreitar ainda mais esse relacionamento, que começou há bastante tempo. Importante dizer que este seminário é inédito na nossa região. Nunca uma comitiva tão grande, com autoridades importantes do governo chinês, estiveram aqui em nossa cidade com tantos empresários da região”, destacou o secretário.

Em seu discurso na abertura, a cônsul-geral da China em São Paulo, Chen Peijie, também apontou a infraestrutura e logística de Campinas como diferenciais e atrativos para a realizações de parcerias e negócios. “O consulado geral da China em São Paulo está disposto a aumentar o intercâmbio de economia, comércio, ciência, tecnologia e educação com o governo municipal de Campinas, de modo a enriquecer a parceria estratégica abrangente entre China e Campinas”, disse Chen Peijie. Participaram também da abertura do seminário o diretor do Ciesp Campinas, José Nunes Filho, e representantes da Câmara Municipal.

Com o tema "oportunidade de negócios entre Campinas e China", a programação do seminário ainda contou com apresentações do cônsul-conselheiro Econômico e Comercial da China, Yu Yong; do presidente da State Grid Brazil Holding e vice-presidente do Conselho de Administração da CPFL, Chen Daobiao; do sócio-fundador da Vaz de Almeida Advogados, Caio Vaz de Almeida, e do CEO da Engetax Elevadores, José Ricardo Schmidt.

Foto: Secretário André von Zuben | Crédito: Divulgação

Secretário André von Zuben

Foto: Seminário

Seminário "Oportunidade de Negócios - China e Campinas"