Logotipo da Prefeitura Municipal de Campinas
 

Notícias

Serviços Públicos executa recuperação do asfalto em corredores de ônibus


09/03/2018 - 16:57




A Secretaria Municipal de Serviços Públicos está executando obras de recuperação do asfalto nos corredores de ônibus da cidade. A equipe está trabalhando na Avenida Ruy Rodrigues, um dos maiores corredores de veículos, que liga a região do bairro Jardim Campos Elíseos, passa por vários bairros, e vai até o distrito do Ouro Verde. 
 
 
 
Os serviços tiveram início há cerca de um mês, quando foram executados reparos em outras avenidas importantes para o fluxo de veículos, em especial de transporte público, como as Avenidas John Boyd Dunlop, Brasil e Orosimbo Maia.
 
 
 
Uma equipe de trabalho foi designada especialmente para esse serviço, que prioriza a recuperação do asfalto nas grandes avenidas que são itinerários de diversas linhas de ônibus. Estão sendo utilizadas cerca de 24 toneladas de massa asfáltica por dia.
 
 
 
“Alguns trechos estavam muito desgastados, o que poderia prejudicar os ônibus e causar desconforto aos passageiros. Por isso estamos dando uma atenção especial a esse trabalho, que é de recuperação do asfalto nos corredores onde circulam muitos ônibus. É um serviço maior, com mais especificidades em relação ao tapa-buracos”, disse o secretário de Serviços Públicos, Ernesto Paulella.
 
 
 
Essa ação é essencial porque o desgaste provocado pela frenagem dos ônibus e o diesel do motor é maior que o convencional. Para executar o reparo, é necessário fazer um recorte no solo para cobrir com o asfalto e depois compactar. A compactação da massa asfáltica está sendo feita com uma máquina mais pesada do que geralmente é utilizada, o que garante um resultado mais eficaz e eficiente nesse caso.
 
 
 
Além do rolo compactador, estão sendo usados retroescavadeira e caminhão basculante. 
 
 
 
O entulho gerado nessa obra, cerca de 6 toneladas por dia, é enviado diretamente à Usina Recicladora de Materiais (URM). Esse resíduo passa por reciclagem e é reutilizado em outras áreas para manutenção da cidade. 
 
 
 
 
O serviço na Avenida Ruy Rodrigues prossegue por cerca de uma semana e depois, conforme programação, a equipe executa a recuperação do pavimento da Avenida Prestes Maia e da Avenida Moraes Sales.

Clique aqui para acessar as imagens desta matéria em alta resolução

Crédito: Divulgação

Foto: Serviços Públicos executa recuperação de asfalto nos corredores de ônibus | Crédito: Divulgação

Serviços Públicos executa recuperação de asfalto nos corredores de ônibus

Crédito: Divulgação

Foto: Equipe trabalha, no momento, na Avenida Ruy Rodrigues | Crédito: Divulgação

Equipe trabalha, no momento, na Avenida Ruy Rodrigues