Logotipo da Prefeitura Municipal de Campinas
 

Notícias

Sousas ganha Biblioteca acessível revitalizada e internet grátis na praça


09/03/2018 - 15:36




Revitalizada e com equipamentos de ponta de acessibilidade, o prefeito de Campinas, Jonas Donizette, participou da reabertura da Biblioteca Pública Distrital Guilherme de Almeida, e da instalação de wi-fi gratuito na Praça Beira Rio, ambas localizadas no bucólico distrito de Sousas. A cerimônia, realizada na manhã desta sexta-feira, 9 de março, reuniu o secretário de Cultura, Ney Carrasco; o presidente da IMA, Fernando Garnero; o subprefeito de Sousas, Mauro Calvo, entre demais autoridades e moradores do local.
 
 
 
A reabertura da Biblioteca foi marcada por duas novidades: a instalação de rede wi-fi interna e um kit acessibilidade para pessoas com deficiência visual composto por amplificador automático de leitura que aumenta o tamanho das letras para pessoas com baixa visão; scanner para leitura de qualquer material de forma visual ou sonora;  linha braile  com impressora e mouse estacionário, que permite a navegação com a palma da mão.
 
 
 
A revitalização incluiu, ainda, nova pintura, deixando o ambiente mais agradável pela leitura e atividades em grupo. "Essa é a cidade que queremos construir", destacou com ênfase o prefeito. "A cultura e a educação transformam as pessoas e são fundamentais para o desenvolvimento das potencialidades de cada um", reiterou.
 
 
 
O secretário de Cultura, Ney Carrasco, agradeceu o empenho da comunidade e da Prefeitura. "É um momento especial e importante pela união de forças e amor por este espaço".
 
 
 
A Biblioteca dispõe atualmente de 18 mil volumes para três mil usuários e está aberta a novos cadastros. Para ter acesso ao acervo e levar livros emprestados para casa, basta apresentar comprovante de residência e documento com foto para a carteirinha, que sai na mesma hora.
 
 
 
O local também está aberto a grupos de leitura, rodas de conversa, saraus e visitas agendadas de escolas. Em breve deve receber o programa Juventude Conectada com um telecentro formado por dez computadores.
 
 
 
A Biblioteca, localizada à Rua Cabo Oscar Rossin, 63, Sousas,  está aberta de segunda a sexta, das 9h às 12h e das 13h às 17h. O telefone é (19)3258-4515.
 
 
Praça Beira Rio conectada
 
A Praça Beira Rio, em Sousas, recebeu um ponto do Campinas Digital, programa que leva internet gratuita a dezenas de locais públicos em Campinas, desenvolvido pela Informática dos Municípios Associados (IMA). 
 
 
O presidente da autarquia, Fernando Garnero, definiu o momento como "revolução digital" e anunciou a novidade: a velocidade de navegação de um megabits por segundo foi triplicada em todos os pontos de wi-fi gratuitos da cidade. 
 
 
Para acessar a internet é muito simples.Basta fazer um cadastro rápido e o acesso é imediato. Feito o procedimento, é válido para todos os locais da cidade.
 
 
A internet grátis já pode ser acessada em vários locais, entre eles, Largo do Rosário, Rodoviária, Paço Municipal, praça da Catedral, Lagoa do Taquaral, Estação Cultura, parques Dom Bosco e Luciano do Vale.

Clique aqui para acessar as imagens desta matéria em alta resolução

Crédito: Luiz Granzotto

Foto: Cerimônia de entrega a biblioteca reformada aconteceu nesta sexta | Crédito: Luiz Granzotto

Cerimônia de entrega a biblioteca reformada aconteceu nesta sexta

Crédito: Luiz Granzotto

Foto: Secretário de Cultura, Ney Carrasco: momento especial | Crédito: Luiz Granzotto

Secretário de Cultura, Ney Carrasco: momento especial

Crédito: Luiz Granzotto

Foto: Praça Beira Rio, em Sousas, ganhou wi-fi grátis | Crédito: Luiz Granzotto

Praça Beira Rio, em Sousas, ganhou wi-fi grátis

Crédito: Luiz Granzotto

Foto: Prefeito Jonas Donizette: cultura e educação transformam as pessoas | Crédito: Luiz Granzotto

Prefeito Jonas Donizette: cultura e educação transformam as pessoas