Logotipo da Prefeitura Municipal de Campinas
 

Notícias

Programa da GM celebra Dia da Mulher com peça sobre Lei Maria da Penha


08/03/2018 - 18:22




 

 

O Dia Internacional da Mulher foi celebrado nesta quinta-feira, dia 8 de março, com a apresentação do ensaio aberto de um espetáculo que tem como pano de fundo a violência doméstica e a Lei Maria da Penha, que prevê medidas protetivas para a mulher e a família. O tema foi eleito pelos guardas municipais que fazem parte do Programa Integração (PROIN) para uma peça de teatro que discute o impacto social da lei, e será levada às escolas da rede pública e particular de Campinas.

 

 

Os atores, que são guardas municipais da Inspetoria Escolar e atuam no PROIN, representam no palco o cotidiano de um lar em que a mulher, mãe de um adolescente, está vivendo uma situação de violência doméstica. As implicações legais da Lei Maria da Penha e seu alcance para proteger a mulher e a família são apresentadas para a plateia.

 

 

Participaram da primeira apresentação, na sede do Teatro Escola Sia Santa, adolescentes entre 13 e 14 anos alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental e de Educação de Jovens e Adultos (EMEF/EJA) “Padre Domingos Zatti”, do Parque Fazendinha. Todos se emocionaram com a apresentação, encerrada com uma canção para provocar reflexão nos jovens.

 

 

O secretário municipal de Cooperação nos Assuntos de Segurança Pública, Luiz Augusto Baggio, assistiu à peça e ficou entusiasmado com o resultado. “Ótimo, bem montada, educativa e mostrando situações com as quais os jovens se identificam. É mais do que uma iniciativa da Secretaria, é um trabalho que extrapola a função dos guardas municipais. A motivação deles em realizar esse trabalho social é incrível”, avaliou Baggio.

 

 

Após a apresentação, houve interação entre os alunos e o comando da Guarda Municipal, os guardas do PROIN, o secretário e assessora técnica da secretária, Teresinha de Carvalho, especialista na Lei Maria da Penha. Os alunos puderam fazer perguntas e compartilhar experiências vividas. Educadores presentes elogiaram a iniciativa da GM e relataram que a peça foi sensibilizadora, despertando a atenção dos alunos e os orientando sobre a questão.

 

 

Em cena nas escolas

 

 

A peça é resultado de uma parceria entre a equipe do PROIN, da Inspetoria Escolar da Guarda Municipal da Secretaria de Cooperação de Assuntos de Segurança Pública, Secretaria da Educação e Secretaria da Cultura, com o apoio da Companhia de Teatro Sia Santa, do Parque Santa Barbara.

 

 

A montagem será levada às escolas da rede pública e privada, colocando no palco a discussão sobre a violência contra a mulher e no ambiente doméstico e a lei que criou uma rede de proteção.


 


Clique aqui para acessar as imagens desta matéria em alta resolução

Crédito: Divulgação - GM

Foto: GMs protagonizaram situações de violência contra a mulher | Crédito: Divulgação - GM

GMs protagonizaram situações de violência contra a mulher

Crédito: Luiz Granzotto

Foto: Alunos receberam a mensagem e refletiram | Crédito: Luiz Granzotto

Alunos receberam a mensagem e refletiram

Crédito: Luiz Granzotto

Foto:

"Atores" com secretário, alunos e professores

Crédito: Divulgação - GM

Foto: Participantes do Programa Integração investem na conscientização de adolescentes | Crédito: Divulgação - GM

Participantes do Programa Integração investem na conscientização de adolescentes