Logotipo da Prefeitura Municipal de Campinas
 

Notícias

Direção da Ceasa Campinas discute projeto do porto seco com holandeses


07/02/2018 - 17:29




 

 

 

O diretor-presidente da Ceasa Campinas, Wander Villalba, se reuniu na noite desta terça-feira, dia 6 de fevereiro, com o ministro-conselheiro da Embaixada do Reino dos Países Baixos (Holanda) no Brasil, Roderick Wols. Em visita a Campinas, Wols veio conhecer as possibilidades de cooperação entre a Holanda e Campinas na área de logística e demonstrou interesse pelo projeto de criação de um porto seco dentro da central de abastecimento campineira.

 

 

O encontro é resultado de uma viagem da missão técnica brasileira à Holanda, realizada na primeira semana de outubro do ano passado pelo Agropolo Campinas-Brasil, da qual Villalba fez parte, representando a Ceasa. O encontro para a discussão do projeto da central foi sugerido pelo líder da missão técnica, Ernst-Jan Bakker, assessor de Inovação do Consulado da Holanda.

 

 

Os holandeses têm interesse em firmar parcerias com empresas brasileiras e oferecem sua expertise em logística e também como grandes produtores e exportadores de alimentos. “Temos todo interesse nesse projeto da Ceasa Campinas e podemos contribuir com nossa experiência em logística”, disse Wols. “Além disso, por nossa localização geográfica, somos a porta de entrada para toda a Europa. Também nos interessa trabalhar com o Aeroporto Internacional de Viracopos”, completou o holandês.    

 

 

Um dos projetos da atual gestão da Ceasa Campinas, a criação de um porto seco dentro da planta do entreposto, visa facilitar e agilizar a exportação de hortifrútis. A ideia é transformar a Ceasa num centro exportador de produtos de todo o Estado, com todos os serviços de desembaraço aduaneiro e ligação direta com Viracopos, o maior aeroporto de cargas do País.

 

 

Foi muito importante esse encontro com a comitiva holandesa. Eles demonstraram muito interesse no nosso projeto. A direção do Aeroporto de Viracopos também já se mostrou favorável. Isso sinaliza que estamos no caminho certo para formatar uma proposta de criação de um porto seco dentro da Ceasa”, disse Villalba.

 

 

Presença

 

 

Também integraram a comitiva holandesa Jorgen Leeuwestein, assessor do Departamento Econômico do ministério holandês, e Robbert Appeldoorn, primeiro secretário para Assuntos Aduaneiros. O diretor administrativo e financeiro da Ceasa, Miguel Jorge Nicolau, e o gerente de Comunicação do entreposto, Ricardo Alécio, também participaram do encontro, realizado no Zaff Bar, em Campinas. 

 

 

Além do encontro com a diretoria da Ceasa, o roteiro da comitiva holandesa ainda incluiu visitas à Prefeitura de Campinas – onde foi recebida pelo vice-prefeito, Henrique Magalhães Teixeira -, ao aeroporto de Viracopos e à cidade de Holambra.


Clique aqui para acessar as imagens desta matéria em alta resolução

Crédito: Divulgação Ceasa

Foto: Presidente e diretor da Ceasa Campinas e representantes da Embaixa da Holanda no Brasil | Crédito: Divulgação Ceasa

Presidente e diretor da Ceasa Campinas e representantes da Embaixa da Holanda no Brasil