Logotipo da Prefeitura Municipal de Campinas
 

Notícias

Caminhada Noturna na Mata de Santa Genebra reuniu mais de 50 pessoas


07/02/2018 - 15:07




Quem participou da Caminhada Noturna na Mata nesta terça-feira, dia 6, viveu uma experiência diferente e cheia de surpresas. O céu carregado, anunciando chuva, não assustou os visitantes. O passeio teve chuva leve, pôr do sol e temporal e contou com mais de 50 participantes, entre eles o vice-prefeito, Henrique Magalhães Teixeira.

 

O percurso de 5 km foi percorrido em aproximadamente duas horas. Durante a atividade, monitores da Fundação apresentaram a biodiversidade, além dos aspectos históricos e culturais da Mata. Na trilha interna, uma parada para ouvir, sem a luz das lanternas, as lendas do “Boi Falô” e do “Corpo Seco”, que fazem parte da história de Barão Geraldo e da Mata.

 

O vice-prefeito ressaltou que a Mata é da cidade e que é importante que as pessoas a conheçam e ajudem em sua preservação. “Além de termos a supervisão dos monitores, que explicam a história e conscientizam os participantes, tivemos uma experiência que não é do nosso dia a dia de cidade grande. É muito bom para relaxar, eu recomendo”, disse. “Como é um evento que está no calendário da Mata, é importante que as pessoas se apropriem disso, que venham conhecer, porque vale a pena”, completou.

 

Para o jornalista Odair Alonso, a Caminhada Noturna foi a realização de um sonho, uma experiência incrível, que ele quer compartilhar com os netos. “Começou com um lindo pôr do sol e terminou com muita chuva, um temporal. Isso deu mais sabor a aventura. É indescritível escutar o “barulho” ou “silêncio” da mata à noite. Até mesmo os pingos da chuva nas folhas das árvores. Os gritos e cantos dos animais.”, disse.

 

Alonso também elogiou a equipe. “Fomos acompanhados por uma equipe que ama o que faz, que mostra vídeos na chegada, que nos leva pelas trilhas, dá segurança e proporciona verdadeira aula sobre a natureza, contando a história da Mata Santa Genebra e de tudo o que ela abriga, em termos de flora e fauna”, completou.

 

A próxima Caminhada Noturna está prevista para o mês de abril. Além deste evento, a programação da Fundação inclui outras atividades como a Visita Monitorada, Caminhada na Mata, passeio ciclístico, projeto de fotografia e as ações voltadas para as crianças, como o Ecoférias na Mata e as visitas monitoradas de escolas.

 

Mais informações sobre o calendário de eventos podem ser obtidas no site da http://www.fjposantagenebra.sp.gov.br/ ou no facebook da Fundação.


Clique aqui para acessar as imagens desta matéria em alta resolução

Crédito: Divulgação

Crédito: Divulgação

Crédito: Divulgação

Crédito: Divulgação

Crédito: Divulgação

Crédito: Divulgação

Crédito: Divulgação

Crédito: Divulgação