Conselho Municipal da Juventude realiza última reunião da gestão atual

06/12/2017 - 15:11

Os representantes do Conselho Municipal da Juventude participaram da última reunião da gestão atual do órgão na noite segunda-feira, dia 4. No encontro, os conselheiros discutiram os resultados do processo eleitoral e do Encontro Municipal da Juventude, realizados em novembro, além de fazerem um balanço da gestão atual.

Segundo o coordenador de Políticas para a Juventude, Felipe Gonçalves, que também é membro do Conselho como representante do poder público, os conselheiros – alguns dos quais foram reeleitos para um segundo mandato – identificaram desafios e dificuldades que poderão ser solucionadas na gestão que se inicia em 2018.

O primeiro biênio, entre 2016 e 2017, teve a função de organizar o regimento interno e as questões formais do Conselho, visto terem sido estes os primeiros dois anos de atuação do órgão. E dessa forma, pôde-se abrir espaço para que os próximos conselheiros se concentrem mais nas atividades fins, tais como a proposição, acompanhamento e fiscalização das políticas públicas para a juventude”, afirmou Gonçalves.

Eleições

O Conselho Municipal da Juventude é um órgão permanente e vinculado à Coordenadoria de Políticas para a Juventude da Secretaria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Cidadania. Suas atribuições incluem o monitoramento e inspeção da gestão local das políticas públicas às pessoas entre 15 a 29 anos e apoio à articulação com outros órgãos da administração pública e sociedade civil.

Os membros da sociedade civil fazem parte de movimentos sociais e populares ou são pessoas jurídicas com fins não econômicos nos seguintes setores: cultura e arte; pessoa com deficiência; educação e medidas socioeducativas; esporte e lazer; jovem aprendiz e empreendedorismo; relações étnico raciais; saúde/meio ambiente; mobilidade urbana; diversidade religiosa; gênero e diversidade sexual; Movimento Estudantil Secundarista (MES); e Movimento Estudantil Universitário (MEU). Além destes, há mais 24 membros do poder público municipal, totalizando 47 conselheiros.

A primeira gestão do Conselho encerra as atividades neste ano e os novos membros da sociedade civil, para o biênio 2017-2019, foram escolhidos em votação no dia 15 de novembro. Dos 26 candidatos inscritos, foram eleitos 12 titulares e 11 suplentes, todos representantes da sociedade civil, um para cada segmento.

Conheça os conselheiros eleitos para o biênio 2017-2019:

Segmento

Candidato (a)