Logotipo da Prefeitura Municipal de Campinas
 

Notícias

Campinas sedia encontro de secretários municipais de segurança pública


05/12/2017 - 12:28




Secretários municipais de segurança pública de cerca de 30 cidades do Estado de São Paulo participaram de encontro nesta terça-feira, dia 5 de dezembro, no Euro Suíte Hotel, em Campinas. O evento foi aberto pelo prefeito Jonas Donizette e teve, entre outros, o objetivo de apresentar as conclusões do Fórum de Segurança Pública realizado durante o último encontro da Frente Nacional de Prefeitos (FNP). 
 
 
 
 
O prefeito de Campinas, Jonas Donizette, enfatizou que o Brasil, de certa forma, se acostumou a uma situação de anormalidade quanto à violência, mas “há forças policiais muito ativas combatendo a violência e cidades que se movimentam criando guardas municipais, embora as pessoas ainda não tenham uma sensação de segurança. E, por isso, precisamos ter um espírito de colaboração o que faz encontros como esse serem tão importantes. Na segurança pública temos que ter um plano de ação e ouvir as pessoas para procurar fazer as coisas da maneira correta. A população espera isso de nós”, afirmou. 
 
 
 
 
Para o secretário Municipal de Cooperação nos Assuntos de Segurança Pública de Campinas, Luiz Augusto Baggio, a discussão sobre como juntar forças é extremamente importante para a segurança pública. “Como secretários e gestores de guardas municipais encontramos dificuldades para as quais não existe um manual. Nossa responsabilidade é escrevê-lo, ao menos em algumas partes. O estado de São Paulo tem uma formação de guardas municipais muito forte. Temos uma obrigação de estabelecermos uma união para que possamos fornecer meios e informações para a segurança pública de forma geral”, afirmou. 
 
 
 
Presente ao evento, o secretário municipal de Segurança Urbana de São Paulo, José Roberto Rodrigues de Oliveira, enfatizou a relevância do encontro para união de esforços entre os municípios. “A união de todos é que vai fazer a diferença na segurança pública. Na figura do crime se tem autor, vítima e ambiente. Este ambiente é o município que pode contribuir muito para a segurança”. 
 
 
 
 
Durante o evento, também foi feita a escolha do representante estadual para o Consems – Conselho Nacional de Secretários Municipais de Segurança Pública. O encontro contou com palestras sobre o papel do Exército no material controlado e rádio comunicação para missões críticas. Além disso, foi apresentado um projeto-piloto de escudo balístico para viaturas de patrulhamento pela empresa US Pro Blindagens. 
 
 
 
 
Fórum de Segurança Pública 
 
 
 
Realizado em 27 de novembro, em Recife (PE), o Fórum de Segurança Pública apontou que o aumento da violência urbana tem levado municípios a reivindicar aos estados, e à união, políticas de segurança pública. Estas são necessárias, segundo as conclusões do Fórum, para que a execução e a efetividade das políticas municipais não sejam comprometidas. O fórum também concluiu que é fundamental a elaboração e implementação de uma política nacional de segurança pública, com responsabilidades e recursos claramente definidos entre os entes da federação. Os dados foram apresentados pelo secretário Baggio, que também é vice-presidente do Consems. 

Clique aqui para acessar as imagens desta matéria em alta resolução

Crédito: Fernanda Sunega

Foto: Prefeito Jonas no Encontro de Secretários Municipais de Segurança Pública | Crédito: Fernanda Sunega

Prefeito Jonas no Encontro de Secretários Municipais de Segurança Pública

Crédito: Fernanda Sunega

Foto: Secretário de Campinas, Luiz Augusto Baggio: importância da união | Crédito: Fernanda Sunega

Secretário de Campinas, Luiz Augusto Baggio: importância da união

Crédito: Fernanda Sunega

Foto: Presentes no evento que aconteceu no Euro Suíte Hotel | Crédito: Fernanda Sunega

Presentes no evento que aconteceu no Euro Suíte Hotel

Crédito: Fernanda Sunega

Foto: Prefeito enfatiza o espírito de colaboração | Crédito: Fernanda Sunega

Prefeito enfatiza o espírito de colaboração