Semana do Empreendedorismo tem campanha "Aqui é o lugar"

14/11/2017 - 17:33

Aqui, em Campinas, é o lugar para se empreender.” A afirmação foi feita pelo prefeito em exercício Henrique Magalhães Teixeira durante a abertura da Semana Global de Empreendedorismo, na noite desta segunda-feira, dia 13 de novembro. Fazendo eco com a campanha “Aqui é o lugar”, lançada pela Rede Global de Empreendedorismo (RGE), ele reforçou o interesse despertado pela cidade quando o assunto é investimento. “Há muitas cidades do mundo olhando para Campinas. O interesse é muito grande”, disse, enfatizando as possibilidades representadas pela infraestrutura e localização privilegiada. “Há várias questões para se orgulhar e iniciativas para simplificar a vida do empreendedor dentro da burocracia da vida pública”, destacou.

O encontro, realizado no auditório da Informática de Municípios Associados (IMA), reuniu várias autoridades, investidores e empreendedores. As temáticas da Semana Global do Empreendedorismo visam capacitar e inspirar as pessoas a empreender, conectando iniciativas e interesses.

Um painel com grandes empreendedores da cidade mostrou experiências em diferentes áreas. Participaram a fundadora do Centro Infantil Boldrini, Sílvia Brandalise; o cofundador da Móvile e investidor anjo, Fábio Póvoa; e o cofundador da Pósitron PST, Marcos Ferretti. O presidente da IMA, Fernando Garnero, e o da Companhia de Desenvolvimento do Polo de Alta Tecnologia de Campinas (Ciatec), Sérgio Cavalheiro, prestigiaram o evento.

Também presente, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo de Campinas, André von Zuben, lembrou que a cidade é a terceira do País no ranking Endeavour das Cidades Empreendedoras (CIE), sendo que as duas primeiras são capitais, São Paulo e Florianópolis. “Ser empreendedor no Brasil é um ato de heroísmo. Estamos criando um ambiente mais acolhedor, uma cidade amiga do empreendedor”, afirmou, lembrando programas como o Via Rápida, que permite abrir uma empresa no município em cinco dias, a sistemática que reduziu a liberação de projetos para obras empresariais de até 500 metros quadrados, e também a lei das startups, inédita no País, além da redução de impostos para empresas de tecnologia, medida que já beneficiou mais de duas mil empresas.

Centro do empreendedorismo

O ponto alto da noite foi o lançamento da campanha publicitária “Aqui é o lugar”, desenvolvida pelo comitê local da RGE, um movimento sem fins lucrativos com objetivo de fomentar o ecossistema empreendedor. Pensada para alterar a percepção da população em relação à cidade como um local para empreender, o ícone é um pin, marcador de lugar em mapas, e presente na palavra Campinas, simbolizando a localização correta, o local para se empreender no Brasil. O material de apoio mostra as vantagens e o potencial que o município possui.

A campanha tem suporte dos veículos de comunicação, parceria com agências de marketing, produtoras de vídeo e desenvolvedores de software. O endereço oficial www.aquieolugar.com.br traz informações e participação de empreendedores com depoimentos sobre suas atividades. A iniciativa conta com apoio da Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo.

A Semana Global do Empreendedorismo está sendo realizada em mais de 160 países. A iniciativa nasceu na Inglaterra em 2007. A programação prossegue até dia 17 e pode ser acessada em www.facebook.com/rgecampinas.

Crédito: Fernanda Sunega

Foto: Prefeito em exercício diz que campanha mostrará potencial de Campinas | Crédito: Fernanda Sunega

Prefeito em exercício diz que campanha mostrará potencial de Campinas

Crédito: Fernanda Sunega