Inscrições para Corrida do Café vão até sexta para crianças e adultos

14/11/2017 - 17:11

Acontece neste domingo, dia 19 de novembro, com apoio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SMEL), a 2ª Corrida e Caminhada do Café. A concentração será às 7h30, na Fazenda Santa Elisa do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), localizada na avenida Doutor Theodureto de Almeida Camargo, nº 1500, no Jardim Nossa Senhora Auxiliadora.

A corrida tem percurso de 6km e as inscrições podem ser feitas até sexta-feira, dia 17, no site www.corpuseventos.com.br. As crianças de cinco a dez anos também podem participar da Corrida Kids, que terá, no máximo, 50 participantes.

Pelo trajeto, os atletas e participantes poderão contemplar os aspectos históricos da fazenda Santa Elisa, principal centro experimental do IAC localizado na área urbana de Campinas. O percurso passará por trechos com plantações de café e corredor de bambuzal histórico.

Serão premiados com troféus os cinco primeiros colocados na corrida geral – masculino e feminino - e com medalhões os três primeiros colocados de cada categoria – também masculino e feminino - em cada uma das faixas etárias.

A pentacampeã do heptatlo, Conceição Geremias, que nasceu na Fazenda Santa Elisa, é madrinha da Corrida do Café. A atleta é um dos maiores nomes do atletismo feminino brasileiro, com três participações em olimpíadas.

Segundo os organizadores, o evento vai muito além da competição esportiva para os atletas participantes da corrida e da prática de vida saudável. No percurso, os participantes vão conhecer um pouco mais da história e da importância da cultura cafeeira na região de Campinas e no Brasil, como o Centro de Café Alcides Carvalho e plantações experimentais de café.

O professor e estudioso do café, Ali El-Khatib, idealizador do Campinas Café Festival, entidade responsável pela realização da Corrida e Caminhada do Café, afirma que esse evento esportivo e cultural tem como objetivo “mostrar o trabalho do IAC e de outras entidades, como a Unicamp, para a pesquisa e desenvolvimento do segmento cafeeiro no Brasil”.

A Corrida é realizada pelo Instituto Jerusalém do Brasil e Campinas Café Festival e conta com a participação do IAC, Unicamp, Prefeitura de Campinas – Secretaria de Esportes e Lazer e academia Corpus. Apoiam a iniciativa a Câmara de Comércio Árabe Brasileira, Ceasa-Campinas-Banco Municipal de Alimentos, Ciesp-Campinas, Campinas e Região Convention & Visitors Bureau, Confraria da Gastronomia e Amigos, Joe&Leo’s e Landel, Higa Atacado, Sesi e Açaí Mil & Ross.