Campinas sugere selo da ONU como qualificador para verbas ambientais

13/11/2017 - 16:30

O prefeito de Campinas e presidente da FNP (Frente Nacional de Prefeitos), Jonas Donizette, defendeu nesta segunda-feira, dia 13, na Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática (COP 23) em Bonn, na Alemanha, a adesão aos selo dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) como fator de qualificação de cidades para receber verbas para programas ambientais.A proposta recebeu aplausos da plateia.

Jonas Donizette também destacou o exemplo de Campinas, que criou um meio de arrecadar recursos diretos privados em compensações (Decreto 18.859/2015), que proporcionou verbas de R$ 28 milhões para investimentos em políticas de sustentabilidade desde que foi implantado.

Ele participou de uma mesa-redonda com a governadora de Tóquio, Yuriko Koike; o prefeito de Sevilha, Juan Espadas; o prefeito de Chefchaouen, no Marrocos, Mohamed Sefiani; o prefeito de Quito, Mauricio Esteban Espinel; a diretora-geral da Ação Climática da Comissão Europeia, Yvon Slingenberg, entre outras autoridades.

A viagem do prefeito de Campinas não tem nenhum ônus para a Prefeitura. Ela é custeada pela União Europeia e o traslado da Alemanha para a Espanha será custeado pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP).

Crédito: Divulgação

Foto: O prefeito de Sevilha, Juan Espadas (esq.); Jonas Donizette e o prefeito de Chefchaouen, Mohamed Sefiani | Crédito: Divulgação