Logotipo da Prefeitura Municipal de Campinas
 

Notícias

Noite especial na Casa de Vidro com lançamento de livro e show musical


13/11/2017 - 11:30




 

A Casa de Vidro, situada no Lago do Café, terá uma noite especial na próxima quinta-feira, 16, das 19h às 22h30, com o lançamento do livro "Pesquisa em Educação e Práticas Socioculturais", organizado por Margareth Brandini Park e Renata Sieiro Fernandes, e show musical "Em Cantos Brasileiros", com integrantes do Centro Cultural Escola de Música (CCEM). Para dar mais sabor à noite, serão instalados food trucks na área externa do espaço.

 

A obra "Pesquisa em Educação e Práticas Sócioculturais" apresenta pesquisas qualitativas no campo da educação já realizadas em âmbitos de iniciação científica, mestrado e de extensão, apresentando percursos por parte de quem se inicia no trabalho de pesquisador e por pesquisadores mais experientes, ambos na tarefa de irem se constituindo enquanto se fazem. "Envolve metodologias diferenciadas que tentam permitir caminhos de construção de dados e de registros que possam ser lidos, relidos, selecionados, analisados, permitindo aproximações e interpretações sobre a problemática escolhida. Nesses caminhos, os objetivos são aqueles aonde se chega", afirmam as autoras.

 

"Fazer pesquisa em educação não é uma tarefa fácil, pois nos vemos envolvidos em tentar apreender e circunscrever, ainda que momentaneamente, algumas parcelas de uma realidade sempre complexa e mutável, para que possamos, de muitas formas e com muitas tentativas, buscar entendê-la e criar sentidos. E, assim, entendendo o mundo, entendendo o outro, tentamos nos entender, ou vice-versa", analisam.

 

Para as estudiosas, embora a pesquisa possa ser uma tarefa, muitas vezes, solitária, "não o é de forma alguma", afirmam. "No trabalho de campo empírico, estamos em constantes interações e relações com as pessoas e os grupos, diferentes de nós, familiares ou não. Ao passarmos por isso, atravessam-nos emoções, sentimentos, pensamentos, construindo experiências. No trabalho de campo teórico, sentamo-nos para escrever e buscar traduzir o que pode ser impossível, pois a realidade é fugidia e o tempo do agora já se tornou ontem".

 

Serviço

 

 

Dia 16 de novembro, quinta-feira,das 19h às 22h

 

Local: Casa de Vidro (Av. Heitor Penteado, 2.145 - Lago do Café)

 

19h - Abertura com show musical "Em Cantos Brasileiros".Centro Cultural Escola de Música (CCEM).

 

19h30 - Lançamento do livro, com mesa de autógrafos.

 

Entrada gratuita.


Clique aqui para acessar as imagens desta matéria em alta resolução

Crédito: Divulgação

Foto: Convite do evento | Crédito: Divulgação

Convite do evento