Evento com palestras e exposição debate Educação de Jovens e Adultos

10/10/2017 - 16:16

Os caminhos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) serão o tema do “IV EJA em Debate”, evento promovido pela Secretaria Municipal de Educação por meio do Núcleo de Ação Educativa Descentralizada (Naed) da Região Noroeste.

O encontro terá início às 8h30 desta quarta-feira, 18 de outubro, no Centro de Educação Unificado (CEU), do Jardim Florence. A programação segue até as 21h30.

Com palestras, debates, práticas criativas, apresentações e exposições, o encontro apresentará os trabalhos que são desenvolvidos nas escolas municipais da região Noroeste.

De manhã, como forma de reflexão, a professora Sandra Leite, da Faculdade de Educação, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), ministrará o tema “EJA como Direito”.

No período da tarde, as propostas pedagógicas de Paulo Freire serão resgatadas junto às propostas do diretor de teatro Augusto Boal. O objetivo é fazer uma releitura da Educação Popular como caminho para a inclusão. Os debates serão realizados por professores da Faculdade de Educação da Unicamp e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação de Jovens e Adultos (Gepeja) da universidade.

O “EJA em Debate” tem o intuito de promover a Educação junto ao público formado por jovens, adultos e idosos não alfabetizados, As discussões também são voltadas àqueles que não possuem a escolarização completa.

Região Noroeste

Alunos e professores das escolas da região Noroeste de Campinas participarão do evento apresentando práticas criativas trabalhadas ao longo de suas trajetórias escolares. Também serão exibidas as obras da exposição “Ilustrando o Mundo da EJA”, realizada pelos 408 discentes matriculados nas escolas da região.

O Naed Noroeste conta com quatro unidades que atendem a EJA. São elas as escolas de Ensino Fundamental e EJA (Emef/EJA) Profªa Sylvia Simões Magro, no Jardim Ipaussurama; Profª Clotilde Barraquet Von Zuben, no Jardim Florence II; Pe. Leão Vallerie, no Parque Valença, e Campo Grande (Espaço Concórdia).

Inscrições

As inscrições para o “IV EJA em Debate” estão abertas até o dia 16 de outubro. Elas podem ser feitas por meio do link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfPOC_Qo0NadIXge119yOE0doT88g33SZPnXdEr3S6DFt6YSw/viewform?c=0&w=1

IV EJA em Debate”

Local: CEU Florence – Rua Lasar Segall, 110 – Jardim Florence – Campinas