Logotipo da Prefeitura Municipal de Campinas
 

Notícias

Verde reúne-se com prefeituras para implementar Reconecta RMC


10/10/2017 - 13:31




Técnicos da Secretaria do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SVDS) de Campinas recebem na manhã desta quarta-feira, 11 de outubro, membros da Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Urbanos do município de Pedreira para dar sequência ao trabalho que visa a implementação do Reconecta RMC, programa para recuperação e conservação da fauna e da flora regional, através de corredores ecológicos.

 

A reunião tem por objetivo promover a troca de experiências e discutir as particularidades da flora e fauna do ente participante a fim de aprimorar o diagnóstico de cada localidade e tecer um Termo de Cooperação e um Plano de Trabalho a ser assinado pelos municípios da RMC.

 

Entre os municípios que já participaram das reuniões na SVDS estão Valinhos,

Vinhedo, Vinhedo, Engenheiro Coelho, Arthur Nogueira, Santa Barbara D'Oeste, Hortolândia e Monte Mor. As reuniões ocorrem com a participação e apoio de técnicos da AGEMCAMP.

 

Temos recebido técnicos, diretores e secretários para trocarmos experiências e alinharmos as demandas das cidades – também aproveitando a escolha de Campinas no projeto InterAct-Bio”, diz o secretário da SVDS, Rogério Menezes. “Pretendemos nos reunir com a maior quantidade possível de cidades ao longo desse mês”, conclui o secretário.

 

A proposta de criar um Termo de Cooperação entre os municípios da Região Metropolitana de Campinas foi apresentada pela SVDS na 183ª reunião do Conselho de Desenvolvimento da RMC, no dia 18 de abril de 2017. A intenção é integrar, identificar e discutir os temas relevantes que subsidiem uma linha de ação regional voltada à preservação e recuperação da fauna e flora.

 

Interact-Bio

 

Um dos frutos do Reconecta RMC é a parceria com o ICLEI (Local Governments for Sustainability - associação mundial de governos locais dedicados ao desenvolvimento sustentável), que representa o projeto Interact-Bio no Brasil.

 

A RMC que foi selecionada como região modelo do projeto financiado pelo Ministério Federal Alemão do Meio Ambiente, Conservação da Natureza, Construção e Segurança Nuclear (BMUB) que tem por objetivo apoiar as regiões metropolitanas a compreenderem o potencial da natureza, principalmente em relação ao fornecimento de serviços essenciais para o dia a dia das cidades e, ao mesmo tempo, a melhorarem a conservação da biodiversidade, gerando novas ou melhores oportunidades econômicas.

 

A RMC será beneficiada por meio de capacitações técnicas e compartilhamento de experiências e práticas.


Clique aqui para acessar as imagens desta matéria em alta resolução

Crédito: Arquivo PMC

Foto: Vista aérea de Campinas | Crédito: Arquivo PMC

Vista aérea de Campinas

Crédito:

Foto: Vista aérea de Campinas | Crédito: Arquivo PMC

Crédito:

Foto: Vista aérea de Campinas | Crédito: Arquivo PMC