Semana da Alimentação tem foco na garantia da segurança alimentar

09/10/2017 - 17:18

Outubro é considerado pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) o Mês da Alimentação e, para marcar o Dia Mundial da Alimentação, lembrado em 16 de outubro, o Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional (DSAN) da Secretaria Municipal de Assistência Social e Segurança Alimentar (SMASA), em parceria com a Rede de Segurança Alimentar e Nutricional (Rede SAN) de Campinas, e demais instituições do município, promove a Semana da Alimentação entre os dias 16 e 20 de outubro.

As atividades da semana, conforme programação abaixo, seguem a temática proposta pela FAO: “Mude o futuro da Migração. Investir na Segurança Alimentar e no Desenvolvimento Rural”. Esse tema traz para o debate as questões de migração no município, agricultura familiar e hortas comunitárias no perímetro urbano. Para abrir a Semana, está prevista uma solenidade na segunda-feira, dia 16, às 8h30, com a participação de autoridades municipais no anfiteatro da CATI - Coordenadoria de Assistência Técnica Integral do Governo do Estado de São Paulo, Avenida Brasil, 2340, Jardim Brasil.

O objetivo da Semana é abrir espaço para que todos os órgãos envolvidos com o tema demonstrem o que está sendo feito na área de segurança alimentar no município de Campinas. Além das palestras e debates, os organizadores prepararam oficinas, ações educacionais, curso e visitas aos participantes.

Também nesta semana, o Departamento de Segurança Alimentar da Prefeitura, por meio de uma ação educativa, fará a entrega de cartões do NutrirCampinas a novos beneficiários do programa. Esse trabalho interativo em segurança alimentar visa qualificar o atendimento aos beneficiários do programa e, desta forma, ampliar o conhecimento dessa população ao direito humano à alimentação adequada, boas práticas alimentares, informação sobre o Guia Alimentar Brasileiro e outros.

Implantado em 2016, o NutrirCampinas tem como objetivo fornecer às famílias em situação de vulnerabilidade nutricional, que tenham renda per capita de até 93 reais mensais, um cartão magnético, do tipo vale-alimentação, para a compra de alimentos de primeira necessidade.

O cartão tem o valor de R$ 86,57 (26 UFICs) por mês, com validade de um ano, sendo recarregado sempre no primeiro dia útil do mês. Normalmente é entregue no nome da mãe e deve ser usado na rede de supermercados conveniados para compra de alimentos.

Programação da semana

Dia 16 de outubro

8h30 –Abertura

9h – Palestra “Caminhos da Segurança Alimentar e Nutricional”

9h30 – Palestra “Migração: situação da cidade de Campinas”

10h – Mesa redonda: “Comunidade que Sustenta a Agricultura (CSA)”

11h – Palestra “Horta Urbana”

11h30 – Debate

Responsáveis: Rede de Segurança Alimentar e Nutricional de Campinas

Local: Anfiteatro da CATI –Campinas

Inscrições gratuitas pelo email nepa@unicamp.br

Dia 17 de outubro

8h – Palestra “Nutrição em Serviços de Acolhimento”

Responsáveis: Profa. Kátia Rodrigues (PUC-Campinas) e Nutricionista Gabriela K. F. Castanho (DSAN/SMASA/PMC)

Local: Campus II – PUC-Campinas

13h30 – Oficina “Horta Vertical”

Responsáveis: Nutricionista Gisele Almeida e Profa. Mariza Faria Cunha (DeVry Metrocamp).

Local: UBS Jardim Eulina–Campinas-SP

14h – Oficina “A sazonalidade dos alimentos na cozinha”

Responsável: Profa. Carolina Rondello (DeVry Metrocamp)

Local: DeVry Metrocamp – Campinas

Inscrições gratuitas: carolina.rondello@metrocamp.edu.br

Dia 18 de outubro

8h30 – Visita à Ceasa Campinas

Responsáveis: Pedagoga Júlia Pallandi (Secretaria de Educação/PMC) e Eng. Agrônomo Ricardo Munhoz (Ceasa Campinas)

Local: Ceasa Campinas

Inscrições gratuitas: nepa@unicamp.br

11h – Ação de Educação Nutricional em Unidade de Alimentação e Nutrição: Funcionários de empresa de Campinas

Responsável: Profa. Silvia Campos (DeVry Metrocamp)

Dia 19 de outubro

9h– Ilha da Alimentação na entrega de cartões do programa NutrirCampinas

Responsáveis: Socióloga Mariana Maia e Nutricionista Gabriela K. F. Castanho (DSAN/SMASA/PMC), Profa. Silvia Campos (DeVry Metrocamp).

Local: Estação Cultura –Campinas

9h – Curso “Introdução à agricultura orgânica e manejo agroecológico”

Responsável: Maria José Ferri Viesi (SLOW FOOD)

Local: Sítio Terra Mãe