Logotipo da Prefeitura Municipal de Campinas
 

Notícias

Associação recebe neste sábado inscrições para congresso nacional


13/09/2017 - 14:53




A Associação Campinas Parkinson (ACP) recebe neste sábado, 16 de setembro, das 14h30 às 16h30, interessados em participar do Congresso das Associações Parkinson do Brasil, que será realizado em outubro em Campinas.
 
Os interessados precisam fazer a inscrição no salão de festas da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, na rua Maestro Jaime Lopes Diniz, 235, Jardim Nova Europa. Os interessados também podem se inscrever no site www.parkinsoncampinas.org.br/congresso ou www.campinasparkinson.org.br/web
 
O Congresso das Associações Parkinson do Brasil será realizado nos dias 25, 26 e 27 de outubro, no Centro de Convenções da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). O evento, em sua nona edição, a primeira em Campinas, deve reunir variados públicos de todo país para a troca de experiências e atualização do que há de mais atual para a prevenção, controle e tratamento da doença. 
 
Eduardo Dussek
O ator e compositor Eduardo Dussek, portador da doença há oito anos, fará uma participação especial na abertura do evento no dia 25, às 17 horas, com o show “Park Avenue”, que faz alusão à sua história com a enfermidade. No encerramento, na sexta-feira, dia 27, o congresso contará com as apresentações musicais de parkinsonianos que compõem o Coral Tremendas Vozes (Colibri) e dos artistas da Associação, Alcides (teclado) e Simeão (violão). 
 
Segundo os organizadores, a programação foi elaborada de maneira a contemplar variados temas para que o participante saia com informações importantes e úteis para implementar em seu cotidiano. “Uma das grandes inovações é que as palestras científicas acontecem em, no máximo, 30 minutos para que não se tornem algo cansativas, principalmente para os portadores da doença”, afirma Omar Abel Rodrigues, presidente da ACP. 
 
Em sua opinião, a forma como foi composta a programação, com palestras intercaladas com atividades culturais, será um diferencial no Congresso.
 
Para Geni Cardoso da Rosa, o Congresso permite a participação de um público variado, não apenas de parkinsonianos e cuidadores. Várias palestras e atividades de integração permitem que os profissionais especializados e/ou aqueles que queiram aprofundar seus conhecimentos sobre o Parkinson também sejam atendidos. “Há muita desinformação sobre a doença. Muitos portadores desconhecem os mecanismos e, mesmo, o cenário atual de pesquisas e tratamento, por isso a importância do evento”, declara.
 
Programação - Entre as atividades científicas, destaca-se a apresentação de palestras temáticas com renomados especialistas na área. Participam da programação as neurologistas Elizabeth Quagliato, Laura Silveira Moriyama, Luiza Piovesana e Grace Letro, envolvidas não só no atendimento clínico, como também em pesquisas científicas sobre aspectos relevantes do Parkinson. 
 
Além dessas especialistas, as neurocirurgiãs Alessandra Gorgulho e Juliana R. Zulani devem abordar as vantagens e indicações para o tratamento cirúrgico da doença. 
 
Os participantes terão, ainda, a possibilidade de um contato mais próximo com uma equipe multidisciplinar, composta por fonoaudiólogo, ortodontista, psicólogo, enfermeiro, musicoterapeuta e nutricionista que discorrerão sobre questões que contribuem para a melhor qualidade de vida do parkinsoniano. 
 
Os profissionais, todos com envolvimento direto com pacientes com Parkinson, darão dicas e alternativas para reduzir efeitos colaterais decorrentes da enfermidade. O advogado Pedro Quagliato contribuirá para esclarecer as questões legais dos direitos e deveres de quem está doente.
 
Serviço:
Inscrições para Congresso das Associações Parkinson do Brasil
Dia: 16/9, das 14h30 às 16h30
Local: Salão de festas da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, na rua Maestro Jaime Lopes Diniz, 235, Jardim Nova Europa. 
 
Os interessados também podem se inscrever no site www.parkinsoncampinas.org.br/congresso ou www.campinasparkinson.org.br
 
Mais informações: Associação Campinas Parkinson (19) 9.9602.0408

Clique aqui para acessar as imagens desta matéria em alta resolução

Crédito: Divulgação

Foto: Instrutor desenvolve atividade com parkinsonianos | Crédito: Divulgação

Instrutor desenvolve atividade com parkinsonianos