Logotipo da Prefeitura Municipal de Campinas
 

Notícias

Grupos teatrais da Unicamp apresentam temporada na Sala dos Toninhos


12/09/2017 - 18:34




 

 

 

A Sala dos Toninhos será palco para dois grupos teatrais do curso de Artes Cênicas da Unicamp. De 13 a 17 de setembro, o espaço apresentará os espetáculos "O Berço do Herói", da Turma 014, e "Sobre um Lugar Qualquer", do grupo SUADOS – Laboratório Teatral. Os ingressos, gratuitos, são distribuídos com uma hora de antecedência. 

 

 

As temporadas teatrais da Sala dos Toninhos fazem parte do projeto Laboratório de Produção Cultural e são promovidas pela Rede Usina Geradora, que atua em gestão compartilhada com a Prefeitura Municipal de Campinas, por meio do apoio da Secretaria de Cultura. 

 

 

Os espetáculos

 

 

Turma 014

 

 

A Turma 014 leva aos palcos 'O Berço do Herói', uma comédia política de Dias Gomes, dirigida por Verônica Fabrini. O espetáculo se passa dez anos após o final da Segunda Guerra Mundial, com a vitória das tropas aliadas sobre o nazi-fascismo. Nestes dez anos, uma pacata cidadezinha do interior do Brasil venceu sua pobreza e insignificância nacional e tornou-se um promissor polo turístico, orgulho de seus moradores por ter sido o berço do herói, Cabo Jorge, o pracinha brasileiro que enfrentou de peito aberto as tropas inimigas. Em sua homenagem, a cidade passa a ter seu nome – Cabo Jorge, herói da Força Expedicionária Brasileira.

 

 

O grupo é composto por alunos e alunas ingressantes no curso de graduação em Artes Cênicas da Unicamp no ano de 2014. O grupo já montou espetáculos como 'Vem buscar-me que ainda sou teu' (Carlos Alberto Soffredini), 'Electra.doc' e 'Ifigênia em Áulis' (ambas tragédias de Eurípides), e 'Subsolos' (compilação de textos dramatúrgicos e literários).

 

 

SUADOS – Laboratório Teatral 

 

'Sobre um Lugar Qualquer', o espetáculo de estreia do SUADOS – Laboratório Teatral, é um convite para o público entrar em um universo muito específico. Temas como aprisionamento, violência, afeto e solidão são debatidos ao longo da peça, na qual o espaço toma a dianteira como agente determinante na vida de cinco seres. Estas cinco pessoas vivem juntas em um espaço não muito agradável, cada uma com sua história, seus gostos e repulsas, seus afetos e seus pequenos ódios, seus segredos.

 

 

O grupo foi formado dentro da UNICAMP em meados de 2015, a partir de uma Iniciação Científica que visava pesquisar o trabalho de mímesis proposto pelo LUME Teatro, relacionado à criação artística de Jerzy Grotowski. Em 2016, com o surgimento de uma segunda Iniciação Científica, o grupo decide por aprofundar o estudo sobre as figuras criadas a partir da mímesis com foco em animais, colocando essas personagens em relação. 

 

 

Serviço

 

Temporada Teatral da Sala dos Toninhos

 

Espetáculo: 'O Berço do Herói '

Quando: 13 e 14 de setembro, às 20h

 

Espetáculo: 'Sobre um Lugar Qualquer'

Quando: 15 e 16 de setembro, às 20h, e domingo, 17, às 18h

 

Local: Sala dos Toninhos / Estação Cultura “Prefeito Antonio da Costa Santos” – Praça Marechal Floriano Peixoto, s/n, Centro

Entrada gratuita. Os ingressos são distribuídos com uma hora de antecedência.

 


Clique aqui para acessar as imagens desta matéria em alta resolução

Crédito: Divulgação

Foto: Sobre um Lugar Qualquer reúne personagens presos em local hostil | Crédito: Divulgação

Sobre um Lugar Qualquer reúne personagens presos em local hostil

Crédito: Divulgação

Foto: Cinco pessoas dividem suas angústias e segredos | Crédito: Divulgação

Cinco pessoas dividem suas angústias e segredos