Logotipo da Prefeitura Municipal de Campinas
 

Notícias

Mais de 20 mil pessoas prestigiam o desfile de 7 de Setembro em Campinas


11/09/2017 - 09:22




Mais de 20 mil pessoas fizeram da manhã de 7 de setembro, quinta-feira, um dia especial na Avenida Francisco Glicério. O tradicional desfile cívico, em comemoração aos 195 anos da Independência do Brasil, atraiu um público de 18 mil pessoas, que viu passar pela principal avenida de Campinas mais de duas mil pessoas, com a participação de 27 instituições.

 

Pontualmente às 8h ocorreram a execução do hino nacional e o hasteamento das três bandeiras (nacional, paulista e municipal) pelo prefeito de Campinas, Jonas Donizette, o comandante da 11ª Brigada de Infantaria Leve, Carlos Sergio Camara Saú, e o vereador Vinícius Gratti, representando a Câmara Municipal.

 

Em seguida começou o desfile do Exército, com a participação de 900 militares e 28 veículos. O evento prosseguiu com as apresentações de representantes da Revolução Constitucionalista de 1932, Polícia Militar, Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros, Samu, Sanasa, Emdec, Setec e Defesa Civil, além de alunos de escolas públicas e privadas e entidades da sociedade civil.

 

Além de destacar a grande presença do público e parabenizar a todos os participantes do desfile, o prefeito Jonas Donizette reforçou a oportunidade dos cidadãos manifestarem o patriotismo que sentem pelo Brasil. “Quero agradecer pela participação das Forças Armadas, Polícia Militar, Bombeiros, Lar dos Velhinhos, escolas municipais e estaduais e as entidades de nossa cidade. Mesmo diante das circunstâncias difíceis que passam o nosso país e que deixam as pessoas muito tristes por tudo que tem acontecido, precisamos comemorar no sentido de cada vez mais melhorar o país. Por isso, considero que o desfile de 7 de Setembro tem uma importância muito grande."

 

Para a população que foi prestigiar o evento foi reservada uma área extensa ao longo da avenida. Também foi montado um esquema de segurança pela Guarda Municipal e Polícia Militar que garantiu a tranquilidade dos milhares que foram à Glicério. O evento foi organizado pelas secretarias municipais de Educação, Cultura e instituições parceiras.

 

195 anos de independência

 

O 7 de Setembro, ou Dia da Pátria, marca independência do Brasil. Marca o fim do domínio português e a conquista da autonomia política, ocorrida em 1822, por Dom Pedro I, às margens do Rio Ipiranga. São 195 anos de independência do Brasil.

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Clique aqui para acessar as imagens desta matéria em alta resolução

Crédito: Carlos Bassan

Foto: Prefeito e comandante da 11ª Brigada de Infantaria Leve | Crédito: Carlos Bassan

Prefeito e comandante da 11ª Brigada de Infantaria Leve

Crédito: Carlos Bassan

Foto: Estudantes conduzem bandeira pelo desfile | Crédito: Carlos Bassan

Estudantes conduzem bandeira pelo desfile

Crédito: Carlos Bassan

Foto: Desfile teve participação de 20 mil pessoas | Crédito: Carlos Bassan

Desfile teve participação de 20 mil pessoas

Crédito: Carlos Bassan

Foto: Prefeito cumprimenta público presente | Crédito: Carlos Bassan

Prefeito cumprimenta público presente

Crédito:

Foto: Prefeito cumprimenta público presente | Crédito: Carlos Bassan