Conferência debate propostas de Campinas para encontro de igualdade racial

06/09/2017 - 17:17

A Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial discutiu, no último final de semana, preparação, no âmbito do município, para as conferências intermunicipais, estaduais e nacional que terão como tema: “O Brasil na década dos afrodescendentes: Reconhecimento. Justiça. Desenvolvimento”. A etapa intermunicipal será realizada em Campinas, em 30 de setembro. Em seguida virá a fase estadual, com a conferência nacional prevista para 2018.

O encontro municipal discutiu, ainda, a garantia de justiça e as discriminações múltiplas sofridas pelos negros. Cerca de 180 pessoas participaram do evento, promovido nos dias 1 e 2 setembro, no Salão Vermelho e na Escola Estadual Carlos Gomes.

A secretária Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Cidadania, Eliane Jocelaine Pereira, destacou na abertura que os negros representam 53,6% da população brasileira, metade formada por mulheres negras. Entretanto, representam 76% da parcela mais pobre do país, com a maioria das mulheres negras em trabalhos precários e com remuneração menor que a obtida pelos homens.

Trata-se de um grave problema social com raízes profundas e persistentes na forma preconceituosa de redução, em vários campos, da garantia de direitos e cidadania. Há que se convocar a sociedade a repisar os passos e trabalhar para a extinção do racismo”, afirmou a secretária.

Eliane ressaltou os diversos avanços na área de cidadania e a importância do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir), no qual Campinas está cadastrada e, portanto, elegível aos financiamentos federais. “Neste ano, estamos realizando encaminhamentos para a operacionalização do Fundo Municipal da Comunidade Negra, com recursos que poderão advir do Estado e de outras fontes para financiar ações de igualdade racial. Temos ainda o Pacto Universitário de Educação em Direitos Humanos como entidade apoiadora. Novos avanços serão propiciados por esse fortalecimento dos entes federados e a participação social na formulação de políticas públicas.”

O coordenador setorial da Promoção Racial, Sérgio Max Almeida Prado, da Secretaria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Cidadania, destacou que a Conferência inicia mais uma página na história do povo negro em Campinas. Ele elencaas conquistas: “já tivemos em Campinas três conferências municipais de Promoção da Igualdade Racial e, desde 2013, superamos vários desafios. Foi possível criar um comitê técnico para a saúde da população negra, realizar a adesão ao Sinapir, e o mais importante: implantar o Centro de Referência em Direitos Humanos na Prevenção e Combate ao Racismo e Discriminação Religiosa em 2016”.

A coordenadora do Centro Municipal de Referência em Direitos Humanos na Prevenção e Combate ao Racismo, Jacqueline Damázio Armando, destacou que, nos dois dias do evento, foi possível debater o tema central da Conferência nos eixos de saúde, educação, segurança pública e comunidades tradicionais. “O eixo mais concorrido foi o da educação, discutimos propostas muito práticas e objetivas para essa área em consonância com o programa municipal MIPID – Memória e Identidade que contribui para a compreensão da diversidade étnico cultural no interior da escola”.

No evento foram escolhidos os delegados para a etapa intermunicipal, marcada para 30 de setembro em Campinas. Também participaram a coordenadora estadual de Poliíticas para População Negra e Indígena, Elisa Lucas Rodrigues, e o presidente do Conselho de Desenvolvimento e de Participação da Comunidade Negra de Campinas, Tagino dos Santos.

Foto: Encontros aconteceram no Salão Vermelho... | Crédito: Divulgação

Encontros aconteceram no Salão Vermelho...

Foto: ... e na escola estadual Carlos Gomes | Crédito: Divulgação

... e na escola estadual Carlos Gomes