Trabalho e Renda realiza reunião preparatória com Ministério para o Dia D

05/09/2017 - 18:09

Representantes de 35 empresas da cidade participaram nesta segunda-feira, dia 4 de setembro, de uma reunião preparatória para o Dia D, ação desenvolvida em parceria pelo Ministério do Trabalho e Prefeitura de Campinas para a inclusão no mercado de trabalho das pessoas com deficiência (PcD). Em Campinas, o Dia D será realizado no dia 29 de setembro, das 8h às 16h, na sede do CPAT (Centro Público de Apoio ao Trabalhador), na avenida Campos Salles, 427.

Além das empresas, notificadas por não cumprirem a cota de contratação de PcDs prevista em lei, participaram do encontro representantes da Secretaria Municipal de Trabalho e Renda, do Ministério do Trabalho, do INSS e da Procuradoria Regional do Trabalho da 15ª Região (PRT-15), que explicaram aos participantes os aspectos legais e operacionais do Dia D.

A abertura do evento foi feita pelo secretário municipal de Trabalho e Renda, Luis Yabiku, que destacou a importância da inclusão dos PcDs no mercado de trabalho. “Ao contratarem uma pessoa com deficiência, vocês oferecem a elas não apenas um emprego, mas uma nova perspectiva de vida”, afirmou Yabiku.

A reunião contou ainda com as presenças da gerente regional do Ministério do Trabalho, Liliane Marinho Carraro, e das auditoras Maritza Misiara e Camila Bemergui, da procuradora Daniele Masseran, da PRT-15, e de Denilse Basso, representante do INSS.

Durante a realização do Dia D, toda a estrutura do CPAT será colocada à disposição para o atendimento e encaminhamento das pessoas com deficiência às empresas contratantes, que realizarão o processo seletivo no próprio local. “Vale ressaltar que esse serviço de inclusão dos PcDs no mercado de trabalho é feito pelo CPAT durante todo o ano”, explicou Yabiku. A ação contará também com o apoio da Secretaria Municipal de Direitos da Pessoa com Deficiência e Cidadania.

No comparativo entre os primeiros semestres de 2016 e 2017, houve um crescimento de 45,83% no número de pessoas portadoras de deficiência incluídas no mercado de trabalho por intermédio da atuação do CPAT. Foram 48 contratações nos primeiros seis meses do ano passado e 70 este ano. Em 2017, até agora, o CPAT foi responsável por 23,6% do total de PcDs contratados na cidade.

Crédito: Divulgação - Trabalho e Renda

Foto: Secretário Luis Yabiku abriu o encontro | Crédito: Divulgação - Trabalho e Renda

Secretário Luis Yabiku abriu o encontro

Crédito: Divulgação - Trabalho e Renda