GM comemora 20 anos de contribuição com a segurança de Campinas

14/07/2017 - 14:47

O aniversário de Campinas neste ano marca também as comemorações dos 20 anos da Guarda Municipal de Campinas. A data foi celebrada em uma cerimônia cívica na manhã desta sexta-feira, dia 14 de julho, na Base 2 da GM, no Centro, com a presença de autoridades. A GM foi criada oficialmente por lei em 6 de junho de 1991, mas foi em 14 de julho de 1997 que a primeira turma de 190 recrutas se formou e iniciou efetivamente os trabalhos da corporação.

O prefeito Jonas Donizette participou do evento e agradeceu o trabalho dos guardas municipais, que contribui para garantir a paz da população. Falando para os presentes no ato cívico, destacou que a Guarda Municipal de Campinas sempre é citada por outros prefeitos, que elogiam a atuação e solicitam treinamento de seus guardas com a equipe da cidade. Para ele, o trabalho de destaque é resultado do comprometimento da equipe e do investimento na inteligência em segurança.

Durante as comemorações, foram realizadas homenagens como a entrega do “Diploma Amigo da Guarda Municipal” a 22 personalidades da cidade que contribuem com o dia a dia da GM, ajudando em várias frentes. Já os guardas que se destacaram em suas atividades, durante o último ano, foram homenageados com a “Medalha de Honra ao Mérito”. Os agraciados foram os GMs Gustavo Gerevini Alves e João Rocha Dias, por uma ocorrência em 26 de novembro de 2016, em que, após um taxista sinalizar com os faróis do veículo, foi realizado o acompanhamento e abordagem, resultando na detenção de cinco suspeitos, uma arma e munições.

Guardiões da cidade

O secretário municipal de Cooperação nos Assuntos de Segurança Pública, Luiz Augusto Baggio, lembrou a identidade que a Guarda de Campinas possui com o município como “seu grande diferencial”. “A comunidade sabe que pode contar com a corporação, que desempenha um papel de cidadania”, avaliou. Para o comandante Márcio Frizarin, que fez parte da primeira turma de guardas municipais formada em 1997, a comemoração das duas décadas da GMC também é um momento de reflexão que permite avaliar a trajetória e a superação alcançada pela obstinação dos guardas municipais.

Atualmente, há 734 guardas municipais na corporação: 158 mulheres e 576 homens. São dez Bases Operacionais, uma Base Administrativa e uma de Inteligência e Estatística. A GM de Campinas destaca-se como instituição de segurança pública de referência nacional, ao atender rigorosamente recomendações do Ministério da Justiça e da Secretaria Nacional de Segurança Pública. Conta com dois apoios importantes para a realização do seu trabalho: a Academia da Guarda Municipal “Dr. Ruyrillo de Magalhâes”, responsável pela formação, aperfeiçoamento e atualização dos recursos humanos da corporação; ea corregedoria da Guarda Municipal, responsável pelo acompanhamento disciplinar da corporação.

Crédito: Fernanda Sunega

Foto: Prefeito Jonas Donizette lembra da importância da corporação | Crédito: Fernanda Sunega

Prefeito Jonas Donizette lembra da importância da corporação

Crédito: Fernanda Sunega